De Bandeja!

terça, 20 de junho de 2017

10 dicas essenciais para a gestão de bares e restaurantes

Cliente satisfeito volta. Mas nem sempre é assim. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53,8% das empresas brasileiras abertas em 2008 deixaram de existir após quatro anos de atividade. A coisa se complica nos pequenos estabelecimentos, onde o empreendedor faz quase tudo sozinho, sendo responsável por todas as etapas que envolvem o negócio — da administração em si ao atendimento no balcão, passando pela relação com fornecedores. Não é fácil. No caso dos cerca de 1 milhão de bares e restaurantes existentes no país, segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os donos enfrentam desafios diários. Mas, graças à tecnologia, essa história está mudando. Você sabia que já existem sistemas capazes de fazer todo o gerenciamento do negócio? Com essa facilidade, garçom e caixa estão sempre integrados: enquanto ele atende as mesas, todos os pedidos são registrados. E essa é só uma das vantagens. Conheça, a seguir, 10 dicas essenciais para a gestão de bares e restaurantes. Mas não esqueça que o sucesso do negócio depende, em primeiro lugar, de quem está à frente dele — e de suas atitudes. Se o cliente não for bem tratado, não tem computador que faça ele voltar!

1 - Facilite a gestão do negócio
Uma das maiores queixas dos proprietários de bares e restaurantes é, justamente, a dificuldade de administrar o negócio. Mas a realidade, hoje, é outra. Porque já está disponível no mercado um sistema completo de gestão, o Bemacash, que inclui equipamentos para fazer a operação de ponta a ponta, o que facilita o controle de cada etapa. Com o sistema, você poderá efetuar todas as funcionalidades de forma rápida e simples. As vendas, por exemplo, podem ser feitas por meio de um tablet e a impressora de recibo fornece o comprovante. E o melhor de tudo: é fácil de instalar, fácil de usar e tem um custo acessível.

2 - Dê adeus às ligações desnecessárias!
Esta dica tem a ver com a anterior. Porque, além de todas as facilidades geradas, na hora da manutenção (ou mesmo se pintar qualquer problema técnico no sistema), você resolve tudo com um só fornecedor. Ou seja, não é preciso ir atrás da empresa que cuida da impressora e de outra responsável pela gaveta de dinheiro. Todos os fornecedores estão resumidos a um só. Você não perde tempo fazendo um monte de telefonemas, perdendo tempo e dinheiro, em vez de se concentrar no seu negócio — que é o que interessa. Sem falar que a garantia é de 36 meses para os equipamentos.

3 - Fique em dia com a fiscalização
Tantos detalhes fazem parte da administração de um bar ou restaurante, que emitir nota fiscal eletrônica ao consumidor (NFC-e), muitas vezes, é um item deixado de lado. Por isso, é importante ter um sistema completo de gestão em seu estabelecimento, tudo integrado em um mesmo sistema. Isso facilita tudo ao máximo, inclusive os detalhes que nem sempre a gente lembra na hora de fechar a conta. E, assim, o estabelecimento fica dentro da legislação, evitando problemas com os fiscais.

4 - Deixe a gritaria de lado
Por falar em fechar a conta, não só isso como também os pedidos são fáceis de fazer com um sistema de automação comercial, dando total mobilidade ao garçom, que passa a trabalhar integrado ao caixa. É que, enquanto ele gerencia as mesas, todos os pedidos são registrados no caixa. Não tem aquela coisa chata de ficar gritando para quem está atrás do balcão.

5 - Agilize o atendimento
Além de dar um basta na gritaria, que é inconveniente (principalmente para o freguês), com este programa é fácil fazer o gerenciamento das mesas. Você controla o fluxo do seu restaurante e sabe, em tempo real, qual é a disponibilidade de lugares. Desse jeito, não tem complicação na troca de informações entre a cozinha e o atendimento.

6 - Pague só pelo que você utiliza
Sabe aquela história do sujeito que foi ao supermercado fazer a compra do mês e voltou para casa com uma televisão, sem ter necessidade? Isso pode acontecer sem que a gente se dê conta... Contratar serviços que não fazem o menor sentido dentro do negócio (ou que não atendem às suas necessidades básicas) é puro desperdício. Pois outra vantagem das novas soluções disponíveis no mercado é que o comerciante contrata e paga aquilo que realmente utiliza.

7 - Cresça pagando pouco
Você terá todas as ferramentas para crescer cada vez mais e, o que é melhor, a partir de R$ 10 por dia. Esse é o preço do plano básico de assinatura do sistema — que, cá entre nós, pelas facilidades que proporciona, não tem preço. Detalhe: esse valor inclui o equipamento. E não tem nenhuma taxa extra. A não ser que você contrate outros planos mais complexos.

8 - De olho no estoque
Lidar com produtos perecíveis faz parte do dia a dia de quem tem um bar ou restaurante. Agora, o que não pode é deixar alguma coisa estragar ou — o que é igualmente grave! — faltar na geladeira. Isso é prejuízo na certa! Sem falar no vexame diante do freguês... Porém, a gente sabe que, na correria, isso pode acontecer. Mas não é que os experts em tecnologia incluíram no sistema de gestão uma ferramenta que permite cadastrar e controlar os produtos do comerciante, de forma rápida e até a distância? Aí, não tem como esquecer de fazer as compras na hora certa.

9 - Cuide do ambiente
Limpeza não tem nada a ver com luxo. É um preceito básico para quem atua em qualquer ramo. O que dizer, então, do setor de alimentação? O ambiente tem que fazer o cliente se sentir confortável. Da mesma forma, invista na arrumação da casa (e até na decoração, dentro do possível). São detalhes como esses que fazem o freguês se sentir acolhido e voltar sempre — além da boa comida, claro.

10 - Conheça seus clientes
Um negócio existe para dar lucro. Mas o sucesso não virá se não houver aprovação do maior interessado em seu produto ou serviço: o cliente. O cardápio não está agradando em cheio aos frequentadores? É preciso mudar alguma coisa no ambiente e você não sabe direito? Decisões como essas são mais fáceis de tomar quando há espaço para os clientes dizerem o que esperam do seu negócio. É só ouvi-los e, depois, agir de acordo com as sugestões que eles mesmos dão.

Como você pôde ver, a gestão é muito importante não só porque facilita as coisas. Em um cenário onde a competição se torna cada vez mais acirrada, só vão sobreviver os bares e restaurantes que tenham um modelo de gestão profissional. Os benefícios são muitos. Você reduz custos, aumenta a produtividade e torna simples tarefas como controlar o fluxo de caixa — a causa pela qual muitos empreendedores fecham as portas de seus negócio, justamente por não terem ferramentas adequadas para gerenciar a entrada de receitas e os gastos com fornecedores, funcionários e tributos. O investimento em soluções que automatizam esse gerenciamento ajuda a evitar sustos no futuro e a manter a empresa saudável e lucrativa.
Fonte: revistapegn.globo.com

Galeria de Fotos