Festa
quinta, 23 de junho de 2016
Município de São João volta a preparar a tradicional fogueira de mais de 50 metros
Quando chega o mês de junho, o município de São João começa a se transformar. A cidade inteira fica em alvoroço com a proximidade do dia do padroeiro que dá nome ao município - São João Batista - e cuja festa é o evento mais tradicional no local.
Neste ano, o Dia de São João - 24 de junho - cai na sexta-feira. Então a cidade se prepara para três dias de festa junina que começa na quinta, dia 23, e termina no sábado, 25, oferecendo comidas típicas, chope artesanal, apresentações culturais, shows e, como personagem principal da comemoração, a fogueira gigante, que já ganhou o recorde de maior fogueira do país pelo Ranking Brasil, em 2010.
"Já está quase tudo pronto, só estamos finalizando a ornamentação", adianta o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Gilson Schneider. Segundo ele, quem organiza o evento é a Prefeitura e a Paróquia São João Batista da igreja católica, com apoio de entidades e da sociedade.
"Vamos ter aqui tudo o que se pode pensar em comida típica de Festa Junina. Além disso, neste ano a igreja luterana também volta a participar, então vamos ter ainda comidas típicas alemãs e chope para a festa", comenta o diretor de Cultura. Ele acrescenta que uma empresa do município catarinense Treze Tílias foi contratada e levará chope artesanal para a festa de São João.
E a ornamentação caipira também chama a atenção. As ruas da cidade são enfeitadas e os comércios têm suas próprias bandeirinhas e balões. Além disso, os adultos vão trabalhar e as crianças vão estudar trajados de caipiras. "Nosso município vira um grande arraial", afirma Gilson.
Os shows são uma atração à parte. Na noite de quinta-feira, o município vai receber os talentos regionais com Banda Metrópole e Marcos e Flávio. Na sexta, as bandas que se apresentarão são Hora Nacional e Os Serranos. No sábado, para encerrar a festa, banda Detroit, Jean e Júlio e Hugo e Thiago.
Também no sábado acontece a queima da fogueira de mais de 50 metros de altura, o ápice da festa. Com tudo isso, a expectativa é de reunir até 35 mil pessoas nos três dias de festa junina.
Crescimento da fogueira
Como o município já nasceu com o nome de São João, a festa junina sempre foi uma tradição por lá. Há muitos anos a Paróquia São João Batista realiza a comemoração na cidade, mas Gilson conta que a festa realmente começou a ficar grande 15 anos atrás. "Foi quando começamos a fazer a fogueira gigante."
Segundo ele, a fogueira iniciou com 25 metros. Já era um bom tamanho, mas o município queria mais, e essa fogueira foi crescendo e crescendo, cada ano queimando mais troncos e mais metros de madeira, como uma homenagem a São João Batista. Até que em 2010 a fogueira atingiu o recorde de maior do País pelo Ranking Brasil - 62 metros de altura.
Depois disso, as fogueiras regrediram para o - ainda impressionante - tamanho de 50 metros, chegando a 52 ou 53 em alguns anos. "E agora se tornou uma tradição. Se você perguntar pela cidade de São João que tem a fogueira gigante, todo mundo sabe que é aqui", orgulha-se Gilson.
Galeria de Fotos