O 2º Encontro Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Paraná originou uma carta com propostas de ações para melhorar o ambiente de negócios do Estado. O documento chamado “Carta do Paraná”, traz 350 propostas discutidas pelos 800 participantes do evento, de todas as regiões paranaenses, nas temáticas de acesso a crédito, compras governamentais, inovação e tecnologia, associativismo empresarial, simplificação e desburocratização, além de educação empreendedora.
Realizado na Fiep, nos dias 30 e 31 de agosto, o evento foi promovido pelo Sebrae/PR, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Fiep, Fecomércio PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar) e Governo do Paraná. O BRDE foi patrocinador do Encontro.
Representando a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, afirmou que o ambiente de negócios paranaense para micro e pequenos negócios é um dos melhores do Brasil. “Prova disso é o bom desempenho não só do Sebrae, mas das empresas. Essa carta, que é o desejo da micro e pequena empresa paranaense, agora, torna-se um compromisso das entidades que a recebem. Cada um terá seu papel, especialmente governo, legislativo e G7, grupo das entidades que formam o Conselho do Sebrae, assumem o compromisso de melhorar o ambiente das MPEs”, comentou.
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, destacou a importância do Encontro como uma oportunidade privilegiada de construir uma pauta estadual para a melhoria do ambiente de negócios do Estado. “Esse conjunto de propostas é o grande legado, que vai balizar o diálogo público-privado daqui em diante. As micro e pequenas empresas são a força de desenvolvimento do Paraná, representando 32% do nosso PIB. Por isso, políticas que apoiem os pequenos negócios são prioritárias, e a responsabilidade nesse sentido é coletiva”, defendeu.
O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, ressaltou o papel das micro e pequenas empresas, que “carregam o Brasil”, sobretudo na crise. “Nas nossas 295 associações, temos quase 60 mil empresas, 95% delas micro e pequenas. Esse evento foi desenhado para a nossa realidade”, disse.
“O envolvimento de todos para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, que são um importante pilar da economia é algo fundamental e precisa ser estimulado, com certeza cumprimos este papel durante estes dois dias. Como representante também do Fopeme, abraço as sugestões propostas na carta e reitero o compromisso de tornar o fórum mais pró-ativo, buscando soluções para colocá-las em pratica”, concluiu Juraci Barbosa Sobrinho, secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Estado e presidente do Fopeme.
O empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Rudival Kasczuk avaliou o evento como uma ótima oportunidade de fomentar a união entre o empresariado. “Na oficina sobre Associativismo, falamos dessa preocupação de nos reinventarmos e inovarmos. A união faz a força, e as parcerias e o trabalho do Sebrae têm nos dado condições nesse sentido. Defendemos, também, a redução de impostos, porque nessa crise quem tem pago a conta somos nós, empresários”, defendeu.
Para a empresária Ivete Fonseca Martins, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Encontro foi enriquecedor à medida que levou lideranças do Estado a pensarem em perspectivas futuras. “Esse contato com outros empresários é fundamental. O evento faz repensar, foi muito importante”, contou.
Já para Adriano Pereira Subtil, diretor de Indústria, Comércio e Turismo de Ortigueira, no norte do Paraná, os debates e palestras foram enriquecedores e apontaram caminhos para expandir o crescimento das empresas. “Participei da oficina de Inovação e Tecnologia, e percebemos que, mesmo nessa era da internet, muitas empresas ainda não têm acesso. As propostas também trabalharam esse aspecto”, justificou.
A Carta do Paraná – propostas para a melhoria do ambiente de negócios no Paraná, construída pela sociedade empresarial envolvida com comitês gestores municipais da lei geral e comitês territoriais está disponível para download, no endereço http://www.fopeme.pr.gov.br/arquivos/File/cartadoparana.pdf
Entre as propostas prioritárias por tema, estão:
Simplificação e Desburocratização - integrar as secretarias das prefeituras em sistema único, integrar todos os municípios à Resedim, capacitar de forma descentralizada todos os funcionários públicos;
Acesso ao crédito - incentivar a criação do fundo de risco local no município ou regional com as Sociedades de Garantia de Crédito, incentivar a parceria com as Associações Comerciais para serem ponto de atendimento de acesso ao crédito, incentivar a ampliação dos agentes de crédito nos municípios;
Inovação e Tecnologia - implantação e regulamentação de Leis de Inovação Municipais que contemplem fundos de inovação e PPP´s, estruturação de grupos e lideranças organizados que promovam a cultura de inovação nos municípios e territórios, criação e execução de programas de educação empreendedora e de inovação nas escolas municipais;
Educação Empreendedora - implementar o empreendedorismo como componente curricular em todas as esferas (Base Nacional Curricular Comum, estadual, municipal e nas escolas), fortalecer a formação dos professores no tema empreendedorismo, aproximar empresários e estudantes nas escolas para estimular o empreendedorismo;
Associativismo empresarial - promover a criação de núcleos setoriais, incentivar o benchmark entre as associações, promover ações de “educação associativista” em todos os níveis;
Compras Governamentais - fomentar a participação das MPE´S nos processos de licitação como política pública para aquecer a economia local, estimular os gestores públicos para estruturar a equipe de compras municipal e qualificar os servidores a obter resultados (credibilidade, controle interno, planejamento anual, gestão de compras), simplificar os processos de compras e capacitar os fornecedores e compradores.
Fonte: Assessoria de Imprensa - SEBRAE