Apresentação
quinta, 06 de julho de 2017
Projetos de desenvolvimento da fronteira entre Brasil e Argentina são apresentados em Santo Antônio
Mais de 200 pessoas, entre empresários, lideranças políticas e representantes de entidades acompanharam o encerramento do Programa Sebrae de Liderança, promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae/PR no Território da Fronteira – Núcleo Santo Antonio do Sudoeste. Trinta e seis participantes, dos municípios de Santo Antonio do Sudoeste, Pérola d'Oeste, Pranchita e de San Antonio (Argentina), foram capacitados e apresentaram projetos nas áreas de Aduanas; Turismo Integrado; Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas; e Educação e Desenvolvimento de Liderança.
Os projetos foram elaborados durante a formação de lideranças, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, e visam contribuir para o desenvolvimento do território de fronteira, replicando modelo semelhante executado com sucesso na Tríplice Fronteira (Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen). A mesma metodologia foi aplicada no Núcleo Capanema, com encerramento no dia 29 de junho.
Segundo a consultora Maria Auria Mulhmann, gestora do programa de Ambiente de Negócios da Regional Sul do Sebrae/PR, a formação das novas lideranças consolida o protagonismo dos integrantes dos quatro grupos.
“Trabalhando junto com os setores público e privado, os líderes construirão o desenvolvimento territorial com base no que conhecem e vivenciam em seu dia a dia”, detalha Maria Auria.
A consultora adianta que está prevista a unificação dos projetos, com o trabalho em conjunto dos núcleos de Barracão, Santo Antonio do Sudoeste e Capanema.
“Todos os núcleos trabalharão os quatro temas: Aduanas; Turismo Integrado; Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas; e Educação e Desenvolvimento de Liderança. Mas de duas formas, local (de acordo com as respectivas realidades) e no território. Com o envolvimento deles, acreditamos que os sonhos possam se tornar ações reais e transformadoras”, completa Maria Auria.
Temas importantes
O presidente do grupo de Aduanas, Maiko Kleverson Priamo, revela que a participação no programa de lideranças representa um grande desafio para todos os participantes e traz a responsabilidade de trabalhar pelo desenvolvimento da região.
“De início, identificamos quais são nossas aptidões, quais as vocações do nosso território e nossas deficiências. A Aduana, por exemplo, é um problema, pois não funciona. Não tem transporte de cargas, não tem posto migratório, o que traz um grande desafio”, observa Priamo, que é diretor comercial de uma indústria de alimentos em Santo Antonio do Sudoeste.
Maiko Priamo salienta que a apresentação dos projetos, no dia 30 de junho, despertou o interesse de outros empresários com relação às ações planejadas.
“Algumas delas já estão em andamento. No dia 3 de julho, por exemplo, participei de uma missão técnica que visitou Porto Mauá (município gaúcho que tem fronteira fluvial com a Argentina). É o porto mais recente em funcionamento no país e administrado pelo município”, completa o empresário.
A comitiva teve 12 integrantes, entre eles o prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Leocir Weiss, e o intendente de San Antonio, Leopoldo Benitez.
Educação empreendedora
Mari de Moura Vargas, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Santo Antonio do Sudoeste, é integrante do grupo que trabalha projetos de Educação e ressalta que a participação no programa de lideranças revelou habilidades não percebidas.
“A descoberta aconteceu através de atividades de autoconhecimento. O programa também trabalhou nossa capacidade de definir objetivos com mais clareza para facilitar o alcance das metas”, relata. Mari salienta que outros aspectos de liderança foram enfatizados, como usar a sensibilidade para descobrir as habilidades dos outros, motivando-os na busca da conquista do objetivo.
Para a coordenadora pedagógica, os próximos desafios do grupo de Educação são dar continuidade ao projeto, implantando ações de Educação Empreendedora, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), e manter os integrantes focados no desenvolvimento do território.
Apoio
O Programa de Desenvolvimento do Território da Fronteira tem como parceiro o Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (MPE Fronteira). No núcleo Santo Antonio, o programa é apoiado pelas Prefeituras de Santo Antonio do Sudoeste, Pérola d'Oeste e Pranchita, Intendência de San Antonio (ARG) e associações empresariais de Pérola d'Oeste (Acepo), Pranchita (Acepra) e Santo Antonio do Sudoeste (Acesas).
Galeria de Fotos