VACINAÇÃO PARA O COMÉRCIO

quarta, 09 de junho de 2021

A categoria comercial e industrial, responsável pela manutenção de variados abastecimentos da sociedade em geral para cidadãos e cidadãs suprirem as suas necessidades de consumo essencial e não essencial, está exposta a contaminação do novo Coronavírus pela própria natureza da função.

A profissão, para ser exercida, requer contato próximo com as pessoas e, mesmo com os cumprimentos dos protocolos sanitários de combate a pandemia nos estabelecimentos comerciais, quando ocorrem, torna os funcionários do comercio grupo de risco, devido a esta proximidade.

Vale considerar, também, que vários produtos expostos nas vitrines, prateleiras e gondolas de lojas, mercados, supermercados, farmácias e afins, são manuseados por clientes e, depois recolocados em seus respectivos lugares pelos comerciários, um fator a mais para aumentar a potencialidade das contaminações.

Tende em vista tais particularidades do comércio o Vereador Edson Francesconi de Oliveira procurou a ACIAP, para que juntos possamos reivindicar a priorização do comércio na vacinação contra a COVID-19. .Desta forma a Associação Comercial e Empresarial de Pinhão realizou uma pesquisa entre as empresas associadas, a qual demonstrou que, só nas Empresas Associadas são mais de 1.200 pessoas envolvidas nas atividades comerciais de Pinhão. Aproximadamente 15% deste total já foram contaminados, por volta de 183 pessoas, e infelizmente entre elas houve 01 óbito. Também se verificou que neste momento segundo a pesquisa, 09 (nove) pessoas estão isoladas, aguardando resultado do exame.

Em vista do exposto, o Vereador Edson Francesconi, na sessão ordinária do dia nove de junho, solicitou ao Secretário da Saúde, Alain Cesar Abreu, que sejam destinadas dentro do plano de Vacinação Municipal aproximadamente 950 doses, para que sejam vacinadas as pessoas envolvidas no comercio de Pinhão, destacando que ao serem vacinados contra a Covid-19 os comerciários, será preservada a sua própria saúde e vida, assim como das pessoas com as quais convivem socialmente e se relacionam profissionalmente. Imunizados, serão grandes colaboradores para a contenção da propagação da Covid-19 e, assim, vão contribuir para a preservação da vida, ajudando a estancar a mortandade em Pinhão.

Fica claro portanto que mesmo seguindo todos os protocolos de segurança os funcionários dos comércios estão sujeitos a serem expostos ao vírus, exercendo suas funções no cotidiano, fazendo reposição e entrega de mercadorias por exemplo ou tendo contato direto com colegas ou clientes que possam estar contaminadas e são assintomáticos.

Por isso a necessidade de imunizarmos essas pessoas, evitando assim que possam ser contaminados e passem o vírus para as pessoas com as quais convivem em casa.

Fonte:

Galeria de Fotos