Setembro Amarelo: é hora de estimular a saúde mental
segunda, 13 de setembro de 2021
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Por ano, mais de 1 milhão de suicídios acontecem em todo o planeta. No Brasil, ocorrem cerca de 32 mortes por dia por suicídio. Trata-se de um grave problema de saúde pública.
Nesse sentido, a realização do movimento Setembro Amarelo se faz extremamente necessária para que as pessoas entendam a gravidade da situação. Muitas dessas pessoas estão entre nós, em nossas famílias, em nossas empresas.
Nem sempre na correria do dia a dia, percebemos essas coisas. Por isso o Setembro Amarelo se faz importante, é um momento para refletirmos como está a nossa equipe. E, nós como empresários? Estamos bem? Frente a todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos? A saúde mental merece atenção tanto quando nosso corpo.
Engajamento
Promover uma ação dentro da empresa, pode ser um bom caminho para trazer a integração e o engajamento entre os colaboradores. Escolha um dia e traga algum profissional da área da saúde para tratar do assunto sobre saúde mental para a sua empresa, a fim de debater o tema com os colaboradores. Nada como uma boa conversa!
Se um colega de trabalho se abrir com você, incentive a pessoa a buscar ajuda profissional. Médicos, psicólogos e demais profissionais de saúde são qualificados a entender melhor o problema e propor soluções adequadas. Outra ideia é incentivar o colega a entrar em contato com serviços como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo telefone 188. Ele garante sigilo, é gratuito e funciona 24 horas, todos os dias.
Galeria de Fotos