Programa Cultural oferece bolsa de até 3 mil reais

quinta, 30 de setembro de 2021

O Programa Bolsa Qualificação Cultural, programa da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), oferece 12 mil vagas para trabalhadores e trabalhadoras da Cultura.

Notas do MEI (Microempreendedor Individual) poderão ser utilizadas como comprovante de atuação na área cultural, no período indicado no edital, serão aceitas na comprovação de vínculo com o trabalho nos fazeres culturais.  Também serão reconhecidos como trabalhadoras ou trabalhadores artesãos aqueles que preencherem os requisitos da Portaria nº 1.007-SEI/2018, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços/Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (atual Ministério da Economia).

Os participantes terão pela frente 120 horas de formação, sendo que o primeiro módulo de 40 horas, comum a todos, será destinado ao aprendizado de políticas de fomento à Cultura. A cada módulo de 40 horas o participante terá o direito de receber R$ 1 mil (um mil reais), totalizando R$ 3 mil (três mil reais) ao final do programa. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil. Os cursos ofertados serão nas seguintes áreas: Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos. As aulas acontecerão na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Para se inscrever, o interessado deve residir no estado do Paraná, ter mais de 18 anos completos e comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos, na área cultural. O prazo para inscrições vai até 4 de outubro no site da UEPG https://inscricoes.apps.uepg.br/

Mais informações procurar a Joaquina Quadros, na Secretaria Municipal de Cultura de Pinhão, que atualmente está localizada junto a Secretaria de Educação.

Fonte:

Galeria de Fotos