O Sebrae/PR empossou na noite da segunda-feira, dia 15 de dezembro, os novos dirigentes que comandarão a entidade na gestão 2015-2018. A solenidade festiva de posse, com efeitos legais a partir de 1º de janeiro de 2015, foi no Campus da Indústria, em Curitiba. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, no lugar do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, cuja gestão 2013-2014 encerra-se no próximo dia 31 de dezembro. O Conselho do Sebrae/PR, responsável por formular as diretrizes de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas paranaenses, é formado por representantes de 13 entidades do setor produtivo, instituições de crédito e poder público, que se alternam no comando.
Patobranquense Vitor Roberto Tioqueta assume superintendência do SEBRAE PR
Tomaram posse ainda, durante o evento que reuniu aproximadamente 600 empresários, dirigentes de entidades civis e empresariais e autoridades dos poderes Executivo Legislativo e Judiciário do Estado, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva do Sebrae/PR. João Luiz Rodrigues Biscaia e Dalton Celeste Rasêra, representantes do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Alberto Franco Samways e Edson Luiz Guariza, do Sistema Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); e Gerson José Lauermann e João Gogola Neto, do Sistema Ocepar, compõem o novo Conselho Fiscal da gestão 2015-2018. O diretor-superintendente Vitor Roberto Tioqueta; o diretor de operações Julio Cezar Agostini; e o diretor de administração e finanças José Gava Neto, reeleitos para os cargos em novembro deste ano, pelo Conselho, foram reconduzidos as suas funções.
“Agradeço ao Conselho do Sebrae/PR pela confiança depositada em mim e também à Fiep e aos sindicatos filiados pelo apoio. Assumir o Conselho do Sebrae/PR é um reconhecimento ao nosso trabalho na FIEP”, disse Edson Campagnolo, durante seu discurso. Para o novo presidente do Sebrae/PR, assumir a função será uma grande responsabilidade, “ainda mais com uma equipe tão comprometida que faz um trabalho exemplar”, mas, ao mesmo tempo, uma satisfação devido ao planejamento e à continuidade nos trabalhos, que são marcas fortes da entidade. Edson Campagnolo, que é empresário há mais de 30 anos, falou da sua proximidade com a entidade. “Eu já era cliente do Centro de Apoio Gerencial (Ceag), ‘embrião’ do que hoje é o Sebrae. O Sebrae está na minha vida, na vida de minha esposa (Sueli Roveda Campagnolo) e no DNA dos meus filhos (também empresários)”, destacou.
O novo presidente do Conselho assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho de seus antecessores, na implementação da nova estratégia de atendimento do Sebrae/PR, e afirmou que dará o melhor de si no comando, unindo forças das entidades do setor produtivo e do Sistema S (formado pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sest – Serviço Social do Transporte, Senat – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, além do Sebrae) para tornar o Paraná um estado competitivo. “E lanço um desafio: gostaria de pensar um jeito de internacionalizar nossas empresas, para que alcancem o mercado externo.”
Modelo de gestão compartilhada, o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR é formado por representantes de segmentos do setor produtivo, instituições de crédito e poder público. As 13 entidades que compõem o Conselho estarão representadas no ato solene: Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar); FIEP; Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); Fomento Paraná; Sebrae Nacional; Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM); Ocepar; e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Sinergia
João Paulo Koslovski destacou a importância dos pequenos negócios e o poder de fogo do Sebrae/PR no atendimento das micro e pequenas empresas. “O Paraná tem aproximadamente 650 mil pequenos negócios, entre microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, e, em 2014, o Sebrae/PR mais de 131 mil pequenos negócios, com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) diferentes. Isso mostra o quanto estamos presentes”, contabilizou Koslovski, reforçando a força dos pequenos negócios, que representam 99% do empreendimentos formalizados no Estado e no País, respondem por 60% dos empregos com carteira assinada e movimentam 30% em média do Produto Interno Bruto (PIB). “Ter sido presidente do Sebrae/PR foi gratificante, por poder contar com um time de conselheiros que pensa no melhor para as micro e pequenas empresas e uma equipe profissional.”
Para Koslovski, o trabalho realizado pelo Sebrae/PR, para fortalecer os pequenos negócios e estimular a abertura que pequenas empresas planejadas e com o viés da oportunidade e não necessidade, é referência, dentro e fora do Estado. “Por onde passamos, ouvimos muitos elogios ao trabalho de orientação desenvolvido pela entidade. A sinergia que o Sebrae/PR vive com as demais entidades do Conselho Deliberativo tem sido muito benéfica e positiva, tem se revertido em resultados.” O presidente do Conselho do Sebrae/PR na gestão 2013-2014 desejou sucesso à Diretoria Executiva e, ao seu sucessor, Edson Campagnolo, “visão empreendedora e busca de soluções conjuntas em benefício do setor produtivo”. “Nós sabemos o quanto é importante o papel do Sebrae para o desenvolvimento”, disse Koslovski.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIEP