PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
PR 280
terça, 07 de março de 2017
PRIVATIZAÇÃO DA PR 280: ENTIDADES QUEREM DESACELERAR O PROCESSO
Lideranças empresariais da indústria, comércio, agronegócio e políticas promoveram o encontro na sede do SINDICOMÉRCIO em Pato Branco, para retomar o debate sobre a privatização da PR 280. As lideranças estão preocupadas com o futuro da economia regional caso ao processo de privatização da rodovia PR 280 se torne realidade. Por isso o debate está sendo retomado, principalmente depois de um pedido da AMSOP para que o processo de privatização tenha continuidade.
As empresas que se habilitaram no processo de privatização alegam que serão necessários R$ 3,3 bilhões para manter o trecho de 285 km durante os 25 anos da concessão. Estes valores estão sendo considerados superdimensionados, e não estão muitos claros. O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, disse que é preciso avançar, mas com cuidado para que a economia regional possa suportar esse impacto. “Nos últimos 25 anos o país cresceu em 273% no agronegócio, e o Sudoeste cresceu 179%, acima da média em toda a cadeia produtiva, e quando olhamos da porteira para foram a estrutura é a mesma de 50 anos atrás”, afirmou o líder ruralista. Oradi disse que é dever do Estado dar condições logísticas para o escoamento de toda a riqueza produzida no Sudoeste. “Já fomos condenados pelo Anel de Integração, que isolou o Sudoeste, e agora precisamos tomar atitudes em relação a privatização da PR 280, para não sermos cobrados pelas gerações futuras, como os que inviabilizaram a economia regional ”.
Para o presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão, empresário Marcos Guerra, que participou do encontro, o momento é de vigilância e estudo, para evitar que a região seja penalizada no futuro com tarifas exorbitantes de pedágio, como hoje ocorre em outras praças do Paraná. “Nós queremos informações que esclareçam a sociedade, para que ninguém seja pego de surpresa no futuro”, afirmou.
O empresário Luiz Antunes, presidente da Associação Empresarial de Pato Branco, também se manifestou no encontro. Para ele é preciso mais transparência no processo, o que até agora não aconteceu. “Vamos criar uma comissão técnica com profissionais especializados, para que os números sejam esclarecidos, porque os apresentados no nosso entendimento estão muito acima da realidade, e irão penalizar a região com tarifas muito altas de pedágio”.
Lideranças políticas também participaram do encontro. O prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, afirmou que a região tem problemas sérios não apenas na PR280, como também a PR 281. “O Sudoeste precisa mudar esta realidade sob pena de ficar para traz na história do Paraná, mas dentro da realidade econômica do momento”, destacou o prefeito.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cadeia Pública de Pato Branco abrirá salas de trabalho
Parceria para a ressocialização: Empresários de Pato Branco terão a chance de contratar mão de obra de detentos
Mil voos hoje do ATR 100 em Pato Branco
Milésimo voo em Pato Branco é celebrado em meio às incertezas sobre o futuro da Azul na região
Expoflor começa hoje em Pato Branco
14ª Expoflor de Pato Branco abre portas com foco em solidariedade e negócios
ASSOCIADOS
NEI AFONSO COSTA
RUA PIONEIRO ALBERTO BRAUN
Telefone: (46) 9903-1314
PVD EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
RUA SILVEIRA MARTINS
Telefone:
ENGPLOTTER
RUA TAMOIO
Telefone: (46) 3025-6304
Galeria de Fotos
Data de emissão: 13/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|