PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Livre Comércio

quinta, 09 de julho de 2015

Presidente da Associação Empresarial vai a câmara de vereadores

Na sessão de quarta-feira (8), na Câmara Municipal, os vereadores debateram e votaram uma pauta com oito projetos de lei. Em votação final, o projeto que denomina via pública de Domingos Bortot, de autoria do vereador Vilmar Maccari (PDT), e o Projeto de Lei 116/2015, enviado pelo Executivo, que pede autorização legislativa para abrir crédito especial no valor de R$ 93 mil. O valor é destinado a programas de desenvolvimento da produção agropecuária.

Em primeira discussão de votação, seis projetos de lei, entre eles, de autoria do vereador Ito Oliveira (PV), que denomina via pública de Joubert Ferreira, localizada no loteamento Jardim das Torres. Também foram aprovadas as moções de aplauso que homenageiam o jornalista Roberto Rossati, pelo lançamento do livro Rádio Celinauta, uma voz em meio a Revolta dos Posseiros, e, de autoria do vereador Enio Ruaro (PR), que homenageia os fundadores do grupo Ppneus.

Tribuna Livre
O espaço foi utilizado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Acepb), Fabrício Valenga, e pelo presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pato Branco, João Carneiro. Ambos falaram sobre o projeto de lei do livre comércio.

O sindicalista reclamou o pouco tempo destinando para se debater o projeto que, inclusive, passou a normatizar o funcionamento da indústria e prestadores de serviço. Enquanto o sindicalista usava a tribuna, funcionários de uma empresa exibiam faixas como os seguintes conteúdos “Queremos manter nossos empregos”. “Queremos poder negociar nossas condições de trabalho”.

O presidente esclareceu que a entidade, ou seja, o sindicato, não tem o poder de impedir o funcionamento de um estabelecimento, mas de encaminhar as demandas à Justiça. “É o judiciário que determina o funcionamento ou não do estabelecimento”, salientou.

“Muito se discutiu nos últimos dias, sobre esse assunto da abertura ou não do comércio nos finais de semana, feriados e horários noturnos. Sabemos da importância desse tema e, por isso, como entidade representativa temos o dever de nos pronunciar”, disse o presidente da Acepb, Fabrício Valenga, que, primeiramente, parabenizou o Legislativo, os vereadores, pela aprovação da nova lei.

Em seguida lembrou que o país vive um momento de turbulência e dificuldades. Momento esse, segundo ele, que exige novas alternativas, caminhos diferentes, enfim, fazer algo mais. “É isso que os senhores estão fazendo, abrindo um caminho para que as empresas possam alavancar negócios, vendas, movimentar valores, para que a economia se restabeleça.

Ele encerrou o seu pronunciamento fazendo um apelo a todos os envolvidos nessa discussão, sindicatos, entidades, vereadores, população, executivo. “Pensemos unidos, sempre com muito bom senso, no futuro de Pato Branco”.

Autor: Ubiracy José Tesseroli
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

Galeria de Fotos