PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Feiras Itinerantes
terça, 21 de agosto de 2018
Câmara de Vereadores recebe proposta de Projeto de Lei para regulamentar feiras itinerantes em Pato Branco
A Associação Empresarial de Pato Branco utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para falar sobre o Projeto de Lei apresentado pela entidade para a tramitação legislativa, regulamentando a realização de Feiras do Comércio na cidade. A Associação Empresarial foi representa pela diretora jurídica, Advogada Paloma Vanin Marcante. Segundo Paloma, a entidade acredita na importância da regulamentação do tema, com parâmetros que serão seguidos por todos na realização das feiras itinerante na cidade.
Paloma disse que “sob a ótica do consumidor, as feiras itinerantes passam a ideia de ser uma oportunidade para encontrar preços mais baixos", que escondem muitas vezes uma armadilha para quem compra”. A advogada explicou aos vereadores que além de trazer riscos para quem compra, as feiras provocam prejuízos aos comerciantes locais. Por esta razão, a ACEPB solicitou a discussão da Lei Municipal nº 2.413/2005, que disciplina a realização destas feiras e eventos similares no município, com o objetivo de ver sanadas lacunas que abrem precedentes à concorrência desleal com o comércio local. Na visão da entidade, como atualmente realizadas, sem normatização, as feiras itinerantes causam prejuízo ao varejo local e evasão de receita, com riscos ao consumidor e deixando de gerar empregos locais.
É necessário levar em consideração as diferenças existentes entre o comércio local, estabelecido de forma permanente, e o comércio itinerante, exercido através de feiras eventuais e temporárias. O comércio local que arca com todos os ônus decorrentes da atividade, contribui para geração de empregos, arrecada tributos, assegura produtos de qualidade e procedência ao consumidor, garante troca de produtos com defeitos, não consegue competir com quem não observa nenhuma dessas regras.
O vereador Claudemir Zanco (PDT), acolheu a proposta que será apresentada ao plenário da Câmara, e será subscrita por todos os vereadores para a tramitação legislativa. O vereador disse que a proposta foi apresentada através da legitimidade da Associação Empresarial, e o poder legislativo também representa a classe empresarial de Pato Branco, que gera empregos e renda no município. “A casa aceitou a proposição do projeto de lei e vai iniciar sua tramitação legislativa com o apoio de todos os vereadores, porque acreditamos que esta parceria entre nós, legisladores e os empresários resultará numa solução definitiva para esta pauta que se arrasta há muitos anos em Pato Branco”, destacou.
O empresário Luis Antunes, membro do Conselho Superior da Associação Empresarial de Pato Branco, disse que a minuta da lei apresentada aos vereadores pretende criar um ambiente igual para todos. “O que vemos hoje é uma concorrência desleal com nossas empresas, que são prejudicadas quando as feiras itinerantes se instalam no município com custos menores, porque não dão garantia nenhuma aos consumidores”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cadeia Pública de Pato Branco abrirá salas de trabalho
Parceria para a ressocialização: Empresários de Pato Branco terão a chance de contratar mão de obra de detentos
Mil voos hoje do ATR 100 em Pato Branco
Milésimo voo em Pato Branco é celebrado em meio às incertezas sobre o futuro da Azul na região
Expoflor começa hoje em Pato Branco
14ª Expoflor de Pato Branco abre portas com foco em solidariedade e negócios
ASSOCIADOS
IMOBILIARIA FAMEX LTDA
RUA CARAMURU
Telefone: (46) 3220-8001
FANCAR DETROIT LTDA
VIA LATERAL DORICO TARTARI
Telefone: (42) 3026-6000
ARCELOR MITTAL
ROD. BR 158
Telefone: (46) 3309-1000
Galeria de Fotos
Data de emissão: 14/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|