Depatran participa do encontro semanal
quinta, 23 de maio de 2019
Estar Digital chega em 60 dias e a proposta é melhorar o transito em Pato Branco
O Estar Digital chega em 60 dias e a proposta é melhorar o transito em Pato Branco. O Depatran está fazendo reuniões com entidades civis da cidade, para explicar o projeto. Entre as entidades visitadas esteve a Associação Empresarial, onde foram apresentadas sugestões e os empresários conheceram o projeto com mais detalhes sobre a forma de operação do sistema informatizado.
Com 62 mil carros registrados em Pato Branco, e na área central apenas 1.800 vagas de estacionamento, a missão de organização do transito é um dos grandes desafios da cidade. Os Empresários destacam que as reclamações do comércio são diárias. “A entidade ouve as reclamações dos empresários e busca de todas as formas contribuir para o processo, o encontro com o Depatran foi importante neste sentido”, afirmou o presidente. A proposta da municipalidade, com o mecanismo informatizado, é oportunizar mais agilidade e comodidade à população, que poderá comprar seus créditos e informar a utilização da vaga de estacionamento por meio de um aplicativo para celular. Para adquirir e garantir a operação do Estar Digital, o Município está investindo R$ 201.988,76 em recursos próprios. Antes da entrada em operação do sistema haverá a etapa de treinamento voltada aos agentes e equipe técnica da municipalidade, para utilização e implementação do software.Segundo o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga, o sistema informatizado dará mais comodidade para acionar o serviço e adquirir os créditos, o que passará a ocorrer com maior autonomia para os usuários.
Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, que participou do encontro com os empresários, a inovação contribuirá no desenvolvimento, com maior mobilidade e planejamento urbano. “O Estar Digital será um avanço importante, uma inovação que confirmará Pato Branco como cidade inteligente, uma solução presente em municípios que são referência na utilização de soluções tecnológicas voltadas à gestão de serviços públicos, uma vez que essa tecnologia, onde já é utilizada, contribui e beneficia a vida da população de forma direta”, destaca Géri.
Como vai funcionar
O acesso aos créditos para utilização do Estar não será exclusivo pelo aplicativo, pois também haverá a venda avulsa, possivelmente, em estabelecimentos comerciais ainda a serem definidos. Haverá a opção, ainda, do atendimento realizado pelo agente de trânsito, como ocorre atualmente, com o fornecimento dos créditos por meio de uma guia impressa.
Pelo aplicativo, ao comprar o crédito, o usuário acionará o serviço pelo celular, indicando o período de utilização da vaga e a localização do carro, por meio da função de geolocalização que é oferecida automaticamente pelo sistema – tudo sem a utilização de papel. Os agentes de trânsito, por sua vez, receberão as informações de forma simultânea, realizando a fiscalização e identificando os veículos irregulares, podendo então emitir a notificação. Os autos de infração continuarão sendo deixados impressos, nos veículos.
A novidade é que os usuários também serão comunicados, sobre as notificações de irregularidades, pelo aplicativo, cuja regularização poderá ser realizada presencialmente, no Depatran, como já ocorre atualmente, mas também será implantada a opção de pagamento on-line.
Assim, os usuários poderão acompanhar o histórico de utilização do serviço e verificar as notificações em tempo real, acessando o cadastro também pela web. Para utilização do sistema, o cadastro será pelo CPF do cidadão ou pelo CNPJ da empresa/instituição.
Estar em Pato Branco
O Estacionamento Regulamentado (Estar) de Pato Branco foi instituído em 09 de setembro de 2005, pela Lei Municipal 2.504. O serviço atua na fiscalização da rotatividade das vagas de estacionamento, levando em consideração as vagas especiais para idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais, entre outras variáveis previstas no Decreto Municipal Nº 5.161, de 27 de agosto de 2007 – que teve alterações e implementações nos últimos anos, conforme necessidades apontadas pelo Depatran. Na abrangência do Estar, agentes de trânsito realizam a comercialização dos cartões de estacionamento e fornecem orientações sobre o funcionamento.
Galeria de Fotos