PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Cooperação

segunda, 26 de junho de 2017

CACB quer fortalecer cooperativismo de crédito nas Associações Comerciais

CACB vai liderar a implantação de cooperativas de crédito nas Associações Comerciais. Elas ganham espaço e conquistam os empreendedores pelas suas funcionalidades e condições favoráveis de sustentação econômica. As cooperativas de crédito existentes (quase 100 mil) estão ajudando os empreendedores a superar os impasses causados pela crise e pela alta concentração do crédito no sistema financeiro que tem reduzido a oferta e aumentado o custo do dinheiro (juros).

Depois de mostrar a “brutal” redução na oferta de crédito pelos bancos, o vice-presidente do Instituto Sicoob, Carlos Alberto dos Santos, citou o exemplo do Banco do Brasil que, em 18 meses, reduziu o saldo de operações de crédito em quase R$ 20 bilhões. Segundo ele, o ingresso do sistema CACB no setor de cooperativas de crédito vai inovar. No Paraná, por exemplo,  a experiência com as cooperativas está se consolidando e os ajustes foram feitos para tornar este segmento sustentável. Elas se ajustaram e, via fusões, passaram de 22 passou para 16. “A experiência que temos mostra que os recursos ficam na comunidade e ajudam as micro e pequenas empresas”, informa o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.

A CACB reconhece que a alternativa das cooperativas de crédito para as Associações Comerciais é fundamental. “Vamos incrementar a criação de cooperativas nas Associações, unindo o grande com o pequeno e vamos conseguir, passo a passo, ganhar mercado e deslanchar este trabalho”, referendou o presidente da CACB, George Pinheiro. A experiência do Paraná, onde as cooperativas são fortes e atuam há tempos, foi citada pelo vice-presidente de serviços da CACB, Rainer Zielasko. No mesmo sentido, Jonny Zulauf, da Facisc, mostrou a importância das cooperativas em Santa Catarina.

 

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Galeria de Fotos