PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Café com Associados
quarta, 09 de outubro de 2024
Impostos mais que dobrarão na transmissão de bens aos herdeiros
A recente reforma tributária no Brasil, aprovada em dezembro de 2023, alterou a cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, conhecido como ITCMD, que incide sobre heranças e doações. A mudança mais significativa é a adoção de uma alíquota progressiva, ou seja, quanto maior o valor do patrimônio, maior será a alíquota aplicada. Esse imposto, que antes tinha uma alíquota fixa em muitos estados, poderá dobrar em algumas situações, chegando ao limite de 8%.
Essa alteração impacta especialmente patrimônios maiores, onde a alíquota atual é de 4%, mas poderá atingir o novo teto de 8% para transmissões vultosas. Além disso, a reforma permitirá a cobrança de ITCMD sobre bens e doações recebidos do exterior, algo que não era tributado anteriormente.
Essa mudança traz desafios para planejamento sucessório e pode aumentar o custo da transferência de patrimônio em todo o Brasil. Este foi o tema do Café com Associado da Associação Empresarial de Pato Branco esta semana. A advogada Evelin Steidel, especialista em Direito Societário, compartilhou as melhores práticas e orientações sobre o tema.
Planejamento se torna necessário
“Diante dessas mudanças, o planejamento sucessório se torna ainda mais importante, envolvendo estratégias que permitem distribuir os bens de forma organizada e eficaz, reduzindo o impacto financeiro do ITCMD”, destacou Evelin.
Várias estratégias podem ser utilizadas, como a divisão da transmissão de bens em diferentes momentos, evitando que o imposto incida sobre a totalidade do patrimônio de uma vez só, o que pode aliviar a carga tributária.
Outra alternativa lembrada foi a criação de holdings familiares ou doações em vida fracionadas ao longo do tempo, diluindo o valor sobre o qual o imposto é calculado. Esse tipo de planejamento já é comum entre famílias com grandes patrimônios e deve se tornar ainda mais necessário para mitigar os efeitos da nova alíquota progressiva.
O presidente da Associação Empresarial Luan Ruaro Marcante disse que essas mudanças visam aumentar a arrecadação estatal, especialmente em um contexto de ajustes fiscais. “Esse aumento da tributação impõem um desafio adicional para todos e precisamos rever nossas estratégias de sucessão para evitar altos custos tributários”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Expoflor começa hoje em Pato Branco
14ª Expoflor de Pato Branco abre portas com foco em solidariedade e negócios
Viagem a China
Missão Comercial à China: A Ponte da ACEPB para a internacionalização das empresas de Pato Branco
Capacitação
ACEPB abre inscrições para Curso de Alta Performance em Feiras de Negócios focado na EXPOPATO 2025
ASSOCIADOS
JRX REPRESENTACOES DE PRODUTOS AGRICOLAS
RUA TAPAJOS
Telefone: (46) 3523-4868
BENOSKI PINTURAS
RUA MARINS CAMARGO
Telefone: (46) 9114-8093
FRONTEIRA DO SUL
RUA GUARANI
Telefone: (46) 3223-5449
Galeria de Fotos
Data de emissão: 06/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|