Profissionais de uma das principais escolas de negócios do mundo desembarcaram em Curitiba para capacitar professores de instituições de ensino superior paranaenses; objetivo é desenvolver ações empreendedoras que ampliem horizontes para os alunos
Após uma imersão de quatro dias, com foco no que há de mais moderno em empreendedorismo e sob o comando de uma das mais respeitadas escolas de negócios do mundo, cerca de 50 professores de instituições de ensino superior do Paraná já podem formatar projetos e pôr em prática, na sala de aula, o conhecimento adquirido. Eles participaram de uma qualificação especial, oferecida pelo Programa Educação Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Babson College, a universidade norte-americana de maior referência na área do empreendedorismo.
O curso de empreendedorismo para professores de ensino superior aconteceu na última semana, em Curitiba, para docentes de 15 instituições com forte atuação no Estado. Na oportunidade, Andrew Zacharakis, Ph.D. do Centro de Desenvolvimento Empreendedor da Babson College, e o professor de empreendedorismo Matthew Allen trabalharam conteúdos específicos para que os docentes paranaenses passem a ter condições de disseminar, de forma adequada e atual, o empreendedorismo para seus alunos, por meio de atividades, tendo em vista que muitos deles, mesmo antes de sair das faculdades e universidades, já pensam em investir no próprio negócio.
A instituição de ensino norte-americana conta com 2.500 alunos, 28 cursos de graduação e de 51 MBA, todos eles integrados com cursos de empreendedorismo e mentoring, alavancando os negócios criados por seus alunos por meios de incentivos, como incubadoras, fontes de recursos e investimentos de ex-alunos da Babson, que já estão com seus negócios solidificados. Andrew Zacharakis explica que a instituição trabalha sob os paradigmas do pensamento, da ação para o empreendedorismo e o conceito de negócios, que começa aos poucos, com o desenvolvimento de uma ideia e aplicação desse modelo com baixo custo. “Conforme a ideia vai crescendo, se fortalecendo e se estruturando, com investimentos e a união de outros grupos, os experimentos vão ficando mais complexos”, ensina.
Essas etapas, explica o Professor Zach, como é carinhosamente chamado por seus colegas e alunos, são necessárias no seu entendimento para que os estudantes criem confiança para desenvolver suas habilidades, para se arriscar e investir, ter contato com outras equipes empreendedoras e buscar investidores no mercado.
O professor Matthew Allen acredita que, para estimular o empreendedorismo no Brasil, é preciso que a educação e o conhecimento empreendedor não atinjam apenas uma pequena parte da população. “O empreendedorismo é fundamental para ajudar as pessoas a transformarem sua realidade, e não deveria ser tão burocrático ou atingir apenas um grupo de pessoas, ele deve ir além das universidades e ser mais acessível até mesmo para a captação de recursos, geração de conhecimento e networking.”
Ideias fora do papel
Os professores paranaenses puderam construir algumas ideias aplicáveis no dia a dia em suas instituições. Ao longo dos três dias de curso, os participantes desenvolveram projetos de novas metodologias de ensino, jogos e novas tecnologias para aprimorar o estímulo ao empreendedorismo em sala de aula, e tiveram cinco minutos para apresentar os seus projetos aos demais grupos, em forma de pitch.
De acordo com os professores Marcos Van Vessen e Paulo César Porto Martins, a troca de experiências e os métodos de ensino trazidos pelos profissionais da Babson foram os principais destaques. “Esse curso mostra que empreender é possível e que temos que incentivar a cultura do empreendedorismo”, argumenta Paulo César, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). “Nós temos condições de sermos referência em educação empreendedora no País, e o Sebrae tem um papel fundamental nessa formação”, destaca Marcos.
Nova oportunidade
É por esta razão que o Sebrae/PR investe na educação empreendedora como linha estratégica para a formação de crianças e jovens e a criação de um ambiente de negócios mais saudável e uma sociedade mais desenvolvida. “A Babson tem como missão ajudar o mundo por meio do empreendedorismo e o Sebrae, como uma entidade nacional, ajuda a fomentar o empreendedorismo em toda a extensão do Brasil”, afirma o Professor Zach.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, que acompanhou o encerramento do curso da Babson, reforça a missão do Sebrae/PR no apoio aos pequenos negócios e à formação de novos empreendedores desde cedo. “Investimos na educação como instrumento de transformação para o futuro, preparando pessoas para ser empreendedoras, seja na vida ou nos negócios. A parceria com a Babson College tem como objetivo trazer novos conhecimentos e ideias que, somados à nossa experiência, capacitem ainda mais os professores e futuros empreendedores a colocarem em prática seus projetos”, afirma Tioqueta.
A boa notícia, segunda a coordenadora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosangela Angonese, é que já estão abertas as inscrições para o próximo edital de chamamento às instituições de ensino superior que queiram participar do Programa. “As informações para a segunda edição do Programa já estão disponíveis no site da entidade [www.sebraepr.com.br]. A etapa abrangerá 40 instituições de ensino, com aporte financeiro de 70% do valor do projeto para levar o empreendedorismo para a sala de aula”, explica a coordenadora.
Além disso, informa a coordenadora, os professores da Babson College retornarão ao Brasil no primeiro quadrimestre de 2016 para um workshop. “A ideia é que este novo encontro ratifique os conteúdos que já foram abordados, gerando ainda mais resultados para os estudantes”, finaliza Rosangela Angonese.
Fonte: Ass. de Imprensa - Sebrae/PR