Sabia que plantar árvores pode salvar o planeta?

terça, 20 de outubro de 2020

Cuidar do meio ambiente é papel de todos nós e precisamos estar atentos a isso

Sabia que a falta de árvores nas cidades aumenta a temperatura do ambiente? Por exemplo, a sombra das árvores consegue reduzir em até 2°C a temperatura do asfalto e até em 8°C no interior dos carros. Isso é claro sem falar na poluição e do excesso de gás carbônico em grandes centros.

Quer ajudar a melhorar o planeta e a sua cidade a reverter essa situação? Nós da Associação Comercial e Empresarial (ACEJ) resolvemos trazer este conteúdo para mostrar a importância da arborização nas cidades, e alertar toda a população, tanto os consumidores quanto os comerciantes.

Poluição nas cidades

Antes de mais nada vamos entender o problema. Dessa maneira, fica mais fácil compreender porque plantar muitas árvores pode ajudar a salvar o planeta.

A aglomeração de pessoas nas cidades gera uma série de transtornos para o meio ambiente como o acúmulo de lixo, uso de muitos carros e, como consequência, muita poluição. E por falar no assunto, a poluição do ar nos centros urbanos tem se tornado um problema de saúde pública.

As substâncias tóxicas que são aspiradas durante a respiração causam uma série de estragos. Eles aumentam a pressão arterial e também causam maior inflamação nos vasos. A poluição do ar é o quarto principal motivo para diversas doenças.

O ar tóxico que sai da descarga dos veículos e vai para o seu nariz contém diversas substâncias que são péssimas para o corpo de uma forma geral e especialmente para os pulmões. Entre elas, temos algumas principais como material particulado e monóxido de carbono. E nem estamos falando dos poluentes secundários que ocorre quando, por exemplo, um poluente primário como o monóxido de carbono reage com elementos próprios da natureza, até mesmo com a radiação solar.

E como conter todo esse problema? Entre as várias soluções, uma muito boa é plantar árvores. Elas conseguem absorver mais da metade da poluição do ar e você terá muito mais oxigênio limpo para respirar.

O que é reflorestamento?

Como o próprio nome já diz, reflorestamento é o mesmo que plantar novas árvores ou outros tipos de plantas. É uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente de diversas formas. Mais árvores também significam mais casas para os animais, preservação dos lençóis freáticos, recuperação dos solos e assim por diante.

Como plantar árvores ajuda o planeta?

Já ouvimos falar sobre o aquecimento global e como ele afeta negativamente o nosso planeta. Pois bem, uma das formas de reverter esse processo é por meio do plantio de árvores. Aliás, segundo cientistas, plantar árvores pode salvar o mundo e estamos falando de uma área equivalente aos Estados Unidos. Dessa maneira, as árvores seriam capazes de eliminar da atmosfera ⅔ dos gases que promovem o efeito estufa.

A grande vantagem de plantar árvores é que basta querer. Você não depende de uma lei ou da decisão de um governo que concorda ou não com a medida. É possível fazer isso a qualquer momento e a qualquer hora e você ainda pode incentivar os seus amigos.

Bons exemplos

Projetos públicos e de organizações não governamentais (ONGs) estão recuperando nascentes e áreas degradadas de entornos de rios no interior do estado de São Paulo. Um deles é liderado pela ONG Instituto de Pesquisa Ecológicas (Ipê) que, há sete anos, trabalha em parceria com produtores rurais de cidades que abrigam o Sistema Cantareira, responsável por 40% do fornecimento de água da capital paulista.

O desafio é grande. De acordo com um mapeamento do Ipê de todo o Cantareira, um total de 21 mil hectares de áreas de preservação permanente (App) da região está destruído. Além disso, há, hoje, 100 mil hectares de pastagens que estão deterioradas.

Para recompor essas áreas, o Ipê financia assistência técnica, mão de obra e material para o produtor rural de determinada área e, em troca, ele precisa seguir as recomendações do instituto em relação ao manejo da terra.

Preservação aumenta a produção

Com a atuação do Ipê, não somente a vegetação e o solo são recuperados, como também o produtor rural se beneficia. Antes era possível manter apenas duas cabeças por hectare, agora são quatro. Isso porque, além de plantar árvores, os técnicos do Ipê orientaram o pecuarista a fazer o chamado pastejo rotacionado.

A ideia é que os animais sejam transferidos de piquete em piquete, a cada um ou dois dias. Assim, a pastagem tem um tempo de descanso e se recupera antes de ser ocupada novamente. Até mesmo quem nunca morou no campo tem trocado a vida na cidade pelo ambiente rural com o intuito de contribuir para a preservação da vegetação.

Como plantar uma árvore?

Bom, é claro que você não precisa ir para uma área de queimada para plantar árvores e ajudar a salvar o nosso planeta. Isso pode ser feito aí mesmo na sua cidade. Pode ser no quintal de casa, em pátios e jardins de locais privados ou então em um terreno próximo. Plantar uma árvore em espaços urbanos exige alguns cuidados quanto à escolha da espécie.

Escolha raízes pequenas, pois as muito grandes podem danificar a estrutura da casa e causar problemas sérios. Além disso, pode destruir tubulações, entre outros prejuízos.

Para plantar é bem simples. Escolha uma muda e o local para plantar. Cave um buraco com o dobro do tamanho do caule e plante. Regue bem e se puder adubar a terra, melhor ainda. Você pode usar as cascas de frutas e legumes para isso.

Se você não pode plantar árvores até este momento, preservar as que já existem também é uma atitude importante para preservar o meio ambiente. Vamos todos contribuir nesta questão a partir de hoje? O planeta e as próximas gerações serão eternamente gratos!

Fonte:

Galeria de Fotos