Projeto Cooperação na Ponta do Lápis
sexta, 13 de agosto de 2021
Conheça a ação que ajuda as pessoas a entender educação financeira
Depois de abordamos vários assuntos relacionados a questão de educação financeira, vamos finalizar esse tema falando sobre um projeto que existe no Sicredi e que aborda exatamente esse assunto. O Programa Nacional de Educação Financeira: Cooperação na Ponta do Lápis, organizado pelo Sicredi, tem como propósito cooperar para uma vida financeira sustentável.
Pensando na importância de levar esse conhecimento para a população, o Sicredi decidiu levar Educação Financeira para regiões em que eles estão presentes, impulsionando o crescimento dos associados e das comunidades, contribuindo para uma sociedade melhor.
“Esse programa funciona por meio da ajuda de voluntários. A nossa cooperativa criou um programa de voluntariado onde os colaboradores se inscrevem e participam desse programa. Ele é feito durante o ano todo onde são montadas algumas turmas com pessoas do comércio, empresas e industrias. Vale dizer que o projeto também já foi feito no formato online”, explicou Tiago Altino, gerente do Sicredi de Jaguapitã.
No projeto são trabalhadas as seguintes questões: orçamento, planejamento e investimento. “Ele é uma orientação de educação financeira básica em que a gente procura mostrar para as pessoas como o nosso cérebro funciona, como a gente consegue tomar algumas decisões e ter um comportamento de compra. Depois mostramos o que isso influência em nosso dia a dia, e como podemos tomas certas decisões de maneira mais eficiente”, informou.
Por mais recente que seja, o projeto de Educação Financeira não nasceu agora: iniciativas locais já existem desde 2016. Na Semana Nacional de Educação Financeira 2019 (Semana ENEF), por exemplo, o Sicredi foi responsável por 37% das ações realizadas em todo o Brasil, impactando mais de 4,4 milhões de pessoas.
A ACEJ entende a importância do projeto que tem como objetivo levar mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro. As ações são voltadas para pessoas físicas, microempreendedores, adolescentes e crianças para que no futuro possamos fazer ainda mais, sempre tendo como base a economia comportamental.
Interessados em participar do projeto, ou saber mais sobre esse benefício, podem entrar em contato conosco na ACEJ. Estamos na Av. Bandeirantes, 102. O telefone para contato é o: (43) 3272-1018.
Galeria de Fotos