O Natal é muito mais do que uma troca de presentes
quinta, 23 de dezembro de 2021
Preparamos um texto especial para falar do natal além dos presentes e do Papai Noel
A maioria das crianças espera ansiosamente pela chegada do Papai Noel na noite de Natal. Mas, depois que crescem, em geral suas lembranças estão relacionadas aos momentos em família, às brincadeiras inventadas e às músicas cantadas em coro, ao afeto proporcionado pela conexão criada neste dia tão especial.
O Natal, para além dos presentes embaixo da árvore e das comidas gostosas, é sobretudo uma excelente oportunidade de estar junto, desfrutando do convívio com a família (de sangue ou de coração): com aqueles que, estando perto ou longe fisicamente ao longo do ano, estão sempre em nossos pensamentos e orações.
O Natal não é somente uma noite em que as pessoas se reúnem para comer e trocar presentes. Apesar da simbologia envolvida na ação de decorar a casa de uma maneira mais alegre e festiva, o Natal vai além de tudo isso, porque o seu sentido é muito concreto.
Todas estas coisas fazem parte do Natal, reunir os amigos e familiares, trocar presentes, luzes coloridas com árvore natalina, e nada disso é errado. Mas, é sempre importante lembrarmos que o principal motivo para tanta celebração é o nascimento do Menino Jesus.
Neste ano, que tal preparar a ceia juntos, arrumar a mesa juntos, aproveitando a companhia uns dos outros, lembrando dos Natais passados, e do verdadeiro significado dessa data tão importante! O verdadeiro sentido do Natal não está nestas coisas, nem nas árvores de natal nem na figura do Papai Noel. O verdadeiro sentido do Natal está na celebração do nascimento de Jesus Cristo, Nosso senhor que trouxe a salvação ao mundo.
Então, apesar das diferenças que existem dentro de toda família, neste ano de 2021, convidamos a todos a uma reflexão sobre o real significado do Natal, sobre o que Jesus pregava: a tolerância e o acolhimento a todos, independentemente de quem sejam, o que pensem ou em quem votaram nas últimas eleições.
Quando os adultos da família conseguem deixar de lado o que os afasta e se deixam contagiar pelo espírito de Natal – não por obrigação, mas por um sentido de união maior –, podem formar uma força espiritual de luz, e isso certamente vai refletir em memórias felizes e saudáveis para as crianças.
O nascimento de Jesus Cristo no Natal traz esperança a todos nós, pois antes de qualquer coisa, o Natal tem um propósito religioso. Que ao acender as luzes, sejam elas: pisca-pisca, velas, castiçais ou candelabros, essas luzes possam recordar e remeter à verdadeira e grande Luz do mundo, Jesus Cristo, que sendo Deus, se fez homem para salvar toda a humanidade.
Que o menino Jesus possa nascer, a cada ano, na manjedoura do seu coração e iluminá-lo, afim de que você tenha não somente um feliz Natal, mas uma vida inteira abençoada. Repleta da presença e da Luz de Nosso Senhor, Jesus Cristo.
A Associação Comercial e Empresarial de Jaguapitã deseja a todos, um ótimo, abençoado e Feliz Natal!
Galeria de Fotos