Empresas devem se adequar às novas regras do eSocial 2022
segunda, 31 de janeiro de 2022
Leia e saiba mais!
O eSocial 2022 mudou, e é preciso observar alguns aspectos importantes. Leia nosso artigo para saber mais. Nesse sentido a Associação Comercial e Empresarial de Jaguapitã, resolver compartilhar essas informações importantes sobre algumas mudanças, relacionadas com a maneira como ele deve ser entregue, às quais as empresas devem se adaptar.
De acordo com a Portaria MTP nº 313/21, as empresas estarão obrigadas a enviar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) por meio do eSocial. O objetivo é trazer maior praticidade e segurança à transmissão das informações. Mas, afinal de contas, o que muda na prática?
Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, a ACEJ traz um conteúdo completo sobre as principais mudanças do eSocial 2022.
O que é o PPP eletrônico?
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) começará a ser enviado eletronicamente, substituindo as antigas fichas em papel. Até que seja feita a transição para essa nova forma de envio, as empresas estarão divididas em quatro grupos, e deverão cumprir o cronograma previsto, que está sujeito a mudanças.
Como fazer o envio?
Conforme a regra, as empresas do grupo 1 começaram a efetuar esse envio pelo eSocial no dia 13 de outubro do corrente ano. Isso vai contribuir para que a Previdência possa implementar o envio eletrônico, de fato, até o dia 3 de janeiro de 2022. Vale ressaltar que as informações anteriores ao período citado devem ser registradas, ainda, de forma física.
Cronograma - O eSocial 2022 deverá seguir o cronograma abaixo:
Empresas do grupo 1: são aquelas que faturam acima de R$ 78 milhões por ano. Elas enviaram as informações de eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) pelo eSocial a partir do dia 13 de outubro de 2021;
Empresas do grupo 2: estão incluídas as não optantes pelo Simples Nacional com faturamento anual de até R$ 78 milhões no ano de 2016. Sua data de envio começa no dia 10 de janeiro de 2022;
Empresas do grupo 3: consistem nas optantes pelo Simples Nacional, produtores rurais pessoa física, empregadores pessoa física e entidades sem fins lucrativos. A data de início também é 10 de janeiro de 2022;
Empresas do grupo 4: são os órgãos públicos e instituições internacionais. Seu envio se inicia em 11 de julho de 2022.
Existe uma série de obrigações às quais os empreendedores precisam se adequar e cumprir constantemente, e a entrega do eSocial é uma delas. Nos últimos tempos, a maioria das ferramentas governamentais para acompanhamento e controle têm evoluído e se modificado com o apoio da tecnologia. Assim, o eSocial 2022 apresenta uma série de inovações e mudanças que precisarão ser observadas pelas empresas conforme o cronograma já estabelecido.
Galeria de Fotos