Dicas de combate ao estresse
sexta, 24 de setembro de 2021
Professor Marcos de Moraes da dicas de como lidar com a situação
Atividades Físicas liberam endorfina, o hormônio da alegria, então nada melhor que abordarmos este tema no dia, 23 de setembro, "Dia Mundial do Combate ao Estresse”.
O estresse e o esgotamento físico e mental são comuns para a maioria das pessoas. Seja por conflitos nos relacionamentos familiares ou problemas profissionais, a ansiedade invade o corpo e a mente, fazendo subir a pressão arterial e provocando desânimo. Porém, é possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos.
Para isso, há algumas práticas que podem ser inseridas na rotina e que provocam o relaxamento. Embora a situação de estresse não tenha dia e nem hora para acontecer, é possível trabalhar para desfazer seus efeitos e encontrar o equilíbrio.
Por isso, continue a leitura para conhecer algumas maneiras de aliviar o estresse e ter uma vida mais tranquila.
1 – Caminhada:
Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor.
Além disso, os exercícios físicos têm impacto direto na melhoria do sono, que sempre é afetado pela ansiedade, e promovem também confiança e bem-estar mental.
Para quem não tem muito tempo de se exercitar, saiba que mesmo uma caminhada de 20 minutos é suficiente para sentir alguns efeitos benéficos. Nesse caso, escolha fazer a caminhada em um parque ou local arborizado, onde a mente e o corpo poderão entrar em contato com a natureza.
O importante é encontrar uma atividade que você goste de fazer e que gere prazer, pois assim você cria um hábito positivo, que auxilia na diminuição dos sintomas do estresse; insônia, irritabilidade, cansaço e ansiedade.
2 – Exercícios de respiração:
O estresse provoca algumas reações no corpo que foge do controle, por isso é possível sentir o coração bater mais rápido, a respiração acelerar e ficar ofegante.
Para retomar o controle, existem alguns exercícios de respiração que podem ser aprendidos, desde respirar profundo, contar até cinco e expirar até as técnicas de respiração abdominal, compassada ou diafragmática.
A respiração lenta e profunda provoca a expansão dos pulmões e da barriga, isso ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, gerando mais tranquilidade para o corpo e a mente.
Quando o nervosismo aumentar, pare e respire profundamente. Assim, o equilíbrio será restaurado e as toxinas serão eliminadas, provocando relaxamento e reduzindo o estresse.
3 – Música:
Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação.
A música clássica ou instrumental tem efeito reconfortante, pois diminui a frequência cardíaca, gera relaxamento e controle da pressão arterial. Porém, qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha o ritmo que mais goste de ouvir.
Os sons da natureza tem efeito calmante. O melhor é que já existem aplicativos capazes de reproduzir sons semelhantes aos das florestas, cachoeiras e canto dos pássaros.
4 – Tenha bons hábitos:
Quando as situações enfrentadas parecem não ter solução, provocando a sensação de descontrole, a prática de bons hábitos vai gerar alívio. Veja algumas práticas que geram qualidade de vida.
Dormir
O estresse pode causar insônia. Por isso, dormir bem é muito importante. Inclua na rotina o hábito de ir cedo para a cama, reduzir o excesso de luzes duas horas antes de dormir, especialmente dos aparelhos eletrônicos e diminuir as distrações.
Para isso, crie um ambiente aconchegante e tente controlar os pensamentos. Essas atitudes podem promover um sono melhor e uma noite mais tranquila.
Rir
A famosa frase “rir é o melhor remédio” pode parecer clichê, mas é muito verdadeira. O riso alivia a sensação de estresse e tensão, provocando o relaxamento dos músculos, enquanto leva mais oxigênio ao corpo.
Por isso, tenha o hábito de se divertir com os amigos, assistir shows ou programas de TV que façam rir e procure ver a vida de forma mais leve. Saiba rir de si mesmo! A risada alivia as tensões físicas e fortalece o sistema imunológico.
Ler
A leitura provoca o equilíbrio entre o cérebro e a mente, pois o corpo exige maior concentração da área da visão para interpretar o que está sendo lido, isso vai relaxar a tensão dos demais músculos.
Ler faz a pessoa desligar-se dos outros sentidos físicos, por isso há um descanso mental e alívio das preocupações. Dessa forma a sensação de bem-estar aumenta e o estresse é minimizado.
A leitura pode ser feita a qualquer hora do dia, mas antes de dormir ela vai promover melhores resultados, porque estimula a imaginação e o faz se desligar dos problemas mais imediatos.
Transformar a rotina e introduzir essas maneiras de aliviar o estresse em sua vida vai garantir melhoria na saúde, nos relacionamentos e no corpo. Dessa forma, os desafios diários serão enfrentados com mais disposição e coragem, o que terá impacto direto no aumento da qualidade de vida.
A mudança de hábitos é uma escolha. “Se você gostou dessas dicas e deseja ajudar mais pessoas a aliviar o estresse, compartilhe este artigo em suas redes sociais.”
Acesse as midias do profissional pelo Instagram e Facebook: @MarcosdeMoraes
e-mail: marcos.moraes@unicesumar.edu.br
Galeria de Fotos