Associativismo: o que é?
segunda, 30 de janeiro de 2023
Associativismo: o que é?
Um instrumento importante para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica. O associativismo pode funcionar como uma ferramenta estratégica para o crescimento empresarial.
Os principais motivos que levam as empresas a associarem-se são:
▪ Partilha de ideias e experiências para resolver problemas, com o objetivo de melhorias na gestão, expansão e desenvolvimento do negócio;
▪ Partilha de custos para obtenção de maiores lucros;
▪ Procura de independência e convergência de interesses;
▪ Elaboração de pesquisas de mercado e campanhas promocionais com vista a aumentar a sua competitividade.
Sob a perspectiva econômica, observa-se que a união de empresas permite economias de escala, maior poder de negociação e redução de riscos. É por esta razão que os agentes econômicos procuram a cooperação para maximizarem a sua satisfação individual. É possível perceber a diversidade de benefícios que decorrem do associativismo entre as empresas, sobretudo para as empresas de médios e pequenos portes.
De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimizando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores.
O dito popular “a união faz a força” se encaixa perfeitamente na definição do que é associativismo – colaboração entre empresas com interesses em comum, a fim de obter vantagens econômicas e de gerenciamento, por meio de auxílio mútuo. Juntos, os associados trabalham para reduzir os custos operacionais, obter melhores condições de prazo e preço, estratégias de vendas e estimular o desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários.
O Associativismo no Brasil
Um tema histórico. O associativismo no Brasil tem origem na chegada da família real portuguesa, em 1808. Em 1809 foi criada a Associação Comercial do Rio de Janeiro; em 15 de julho de 1811, a Associação Comercial da Bahia. Elas foram as primeiras associações comerciais do Brasil. O movimento associativista, iniciado com a fundação da Associação Comercial de Salvador, espalhou-se pelo país. Em 1884, em São Paulo, é fundada a Associação Comercial e Agrícola, que dá origem a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Atualmente, o fenômeno do associativismo no Brasil só tende a crescer a cada dia, e isso graças às inúmeras iniciativas de pequenos empreendedores. Conforme relatórios do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), pequenas empresas produzem cerca de 25% da riqueza e empregam 50% de todos os trabalhadores brasileiros.
A partir disso, compreendemos que o Brasil reúne todas as características necessárias para se tornar um gigante do associativismo, servindo de exemplo para todo o mundo.
Em tempos de transformação digital acelerada, o associativismo pode ser um atalho importante para empresas evoluírem muito mais rapidamente na implementação das mudanças culturais, operacionais e sistêmicas. Este tipo de desafio tem um grau de complexidade elevado e se encaixa perfeitamente nos objetivos do associativismo: em grupo é mais fácil inovar, melhorar a gestão e tornar o ambiente de negócios mais favorável.
O associativismo no Brasil teve umexponencial crescimento durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, e os números continuam a crescer, mesmo após o fim da crise. O aumento significativo se deve a diversos fatores, que vão desde a readequação do potencial de compra da população até o surgimento de novas tecnologias. O bom custo-benefício também possui grande influência sobre o crescimento deste fenômeno entre os brasileiros.
Do ponto de vista mercadológico, o associativismo representa espaço para diálogos produtivos, circulação de informações confiáveis e de vínculo entre empresários. O que estamos vendo hoje em dia é um aumento da conscientização sobre as vantagens oferecidas por uma associação, e esse é um dos motivos que têm ocasionado um maior número de filiações.
Observando os atuais formatos de relacionamento entre empresas, podemos concluir que os Ecossistemas de Negócios são um tipo de associativismo moderno, com os mesmos objetivos e usufruindo intensamente da tecnologia para ampliar seu alcance.
Concluindo, reconhecemos que o associativismo é fundamental, tanto para novos empreendedores, micros e pequenas empresas, quanto para empresas maiores. O relacionamento com parceiros proporciona o aceso a recursos necessários para explorar as oportunidades percebidas e acelerar resultados.
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