Afinal de contas, é preciso lavar o lixo reciclável antes de descartá-lo?

sexta, 19 de maio de 2023

Ainda existe muita dúvida e controvérsia sobre a necessidade de lavar o lixo reciclável antes de descartá-lo.

A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. O lixo reciclável engloba todos os materiais que podem ser reciclados para voltar ao consumidor de alguma forma, seja como novos produtos ou matéria-prima. São eles: papéis (papelão, jornal etc.), plásticos, metais e vidros.

Lavar os itens descartáveis (da mesma forma que lavamos nossos itens de uso cotidiano) antes de colocá-los para a coleta realmente não é necessário. No entanto, uma higienização sempre é necessária, especialmente pelos seguintes motivos:

  • Outras pessoas terão contato com esse material. Assim, é necessário respeitá-las para que possam realizar o seu trabalho naturalmente;
  • Lixo, mesmo que descartável, juntamente com resíduos orgânicos podem se transformar em vetores de doenças. A degradação do resíduo orgânico é um meio propício para a proliferação de micro-organismos patogênicos, como fungos e bactérias;
  • Os restos de matéria orgânica que ficam nas embalagens podem desenvolver mau cheiro e criar condições para a presença de ratos e baratas no seu espaço de armazenamento.

Ao realizar a limpeza das embalagens, é importante ter em mente práticas que evitam desperdiçar água potável. Uma boa dica é dar preferência para um papel ou guardanapo para limpar os itens descartáveis. Esse guardanapo pode ser, inclusive, o mesmo que você acabou de usar na sua refeição. Esse guardanapo deve ser descartado, posteriormente, no lixo orgânico.

Lembre-se que, se você deixar o material limpo e bem protegido, ele terá mais chances de ser coletado nas cooperativas, por onde passa uma quantidade enorme de lixo (em diversas condições de higienização).

Fonte:

Galeria de Fotos