PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ACEDV/CDL prestigia evento que discutiu ações de combate a influenza aviária

terça, 06 de junho de 2023

O secretário de estado e agricultura, Norberto Ortigara, esteve em Dois Vizinhos para mesa redonda na manhã desta terça-feira, 6.

A presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), Josiane Grando, prestigiou, na manhã desta terça-feira, 6, a mesa redonda que discutiu estratégias de enfrentamento da influenza aviária. O evento foi organizado pela secretaria de agricultura do município, em parceria com a Secretaria de Estado e Agricultura (SEAB), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e contou com a presença do secretário estadual Norberto Ortigara e diversas autoridades.

Rafael Gonçalves Dias, gerente de saúde animal da ADAPAR, e Márcio Reolon, médico veterinário da Coasul, foram responsáveis pela fala e apresentaram soluções, sintomas apresentados nas aves, cuidados, como proceder caso haja suspeita e onde recorrer ajuda e orientação. Essa ação faz parte das medidas preventivas em função do risco de ingresso e de disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade principalmente em nossa região. “Esse problema chegou ao Brasil e é importante discutirmos como combatê-lo, pois sabemos da importância da cadeia avícola para o nosso município”, resumiu Josiane.

Saiba mais

A influenza aviária pode ser transmitida às aves de produção pelo contato com aves migratórias, especialmente as aquáticas portadoras do vírus. O contato direto com secreções de aves infectadas, especialmente fezes, e secreções respiratórias, são formas de contágio da doença, que ainda pode ser transmitida pela água contaminada ou carcaça de animais mortos. A Influenza não é transmitida pela carne de aves e nem pelo consumo de ovos.

Entre as dicas de cuidados repassadas estão a de não deixar pessoas estranhas entrarem nas unidades produtoras, a desinfecção de veículos e equipamentos antes de ingressar na propriedade, intensificação das práticas de higiene, evitar contato com outras espécies de aves, blindar o ciclo de água (não utilizar água de rios ou fontes). As aves contaminadas apresentam sinais de doenças nervosas e respiratórias ou casos de morte repentina de grande quantidade de aves em curto período de tempo. Em caso de suspeita, a recomendação é consultar um veterinário.

Fonte: Assessoria

Galeria de Fotos