PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Reunião Semanal

quarta, 06 de outubro de 2021

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco anuncia retorno dos voos da Azul até dezembro e preocupação com formação de mão obra no município

O encontro semanal da Associação Empresarial de Pato Branco contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico Marcos Colla. Entre as pautas debatidas uma das maiores preocupações do município hoje. A formação de mão de obra qualificada para preencher as vagas existentes no mercado de trabalho local, que está encontrando grandes dificuldades para encontrar mão de obra especializada para as empresas.

“Temos uma grande dificuldade e já identificamos este problema cuja solução passa por um amplo programa de capacitação de mão de obra”. No encontro com a Associação Empresarial o secretário citou dois grandes projetos em andamento no município que vão exigir no curto prazo, a contratação de mais de dois mil empregos diretos. Os empreendimentos da Coopertradição em uma nova planta industrial e do Shopping Pato Branco devem gerar estes empregos, além das vagas já existentes que não conseguem ser preenchidas na totalidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico quer trabalhar uma agenda de formação e capacitação de mão obra através da participação de todos, Associação Empresarial, Sindicomércio, e os órgãos de formação para entregar ao mercado profissionais capacitados e aptos ao trabalho. “Atrair as empresas a Pato Branco, gerando novos investimentos é um grande desafio, mas talvez a formação da mão de obra para suprir a necessidades destes novos empreendimentos seja um desafio ainda maior”, disse o secretário. Marcos Colla também deu uma boa notícia, o retorno da Azul nos voos diários a Pato Branco até o fim do ano. “Estamos garantindo os investimentos necessários no Aeroporto Regional de Pato Branco, para assegurar que os voos retornem com a Azul até o fim do ano”.

Para o empresário do setor industrial moveleiro, Francisco Gava, a dificuldade das empresas na contratação de mão de obra é um problema que já pode ser considerado grave agora, e não uma perspectiva futura. “A dificuldade de contratar pessoas é enorme, parece que estamos vivendo um ‘apagão’ de mão de obra”. Cesar Colini, Gerente Regional do SEBRAE representando o sistema “S” que através do SENAI e SESC qualifica mão de obra, disse que estamos vivendo um reflexo da retomada do desenvolvimento neste período de pandemia. “A mão de obra não está vindo na mesma proporção do desenvolvimento econômico que Pato Branco e região experimenta, por isso a união de todos em projetos amplos de qualificação e gestão serão fatores determinantes para a manutenção deste crescimento, aproveitando este bom momento”.

Ao avaliar o encontro, o presidente da Associação Empresarial, Roberto Elias da Silva, disse que a necessidade sentida pelo setor produtivo deve estar na pauta permanente do município, em conjunto com as entidades empresariais na formação de mão de obra qualificada. “O grande diferencial para o sucesso de Pato Branco no curto prazo, para que continue sendo um município atrativo para novos empreendimentos, é criar programas de qualificação das pessoas, que no final é maior patrimônio das empresas”.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos