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Mil voos hoje do ATR 100 em Pato Branco

terça, 12 de agosto de 2025

Milésimo voo em Pato Branco é celebrado em meio às incertezas sobre o futuro da Azul na região

Enquanto a comunidade de Pato Branco celebra o voo de número 1000 da aeronave ATR 100 da Azul no Aeroporto Regional Juvenal Loureiro Cardoso, a notícia sobre a reestruturação da companhia aérea traz um alerta para a continuidade das operações na cidade. A Azul, conforme anunciado, está em processo de reestruturação judicial nos EUA (Chapter 11) e já confirmou o corte de 53 rotas e o encerramento de operações em 13 cidades brasileiras.

A medida, que visa focar em voos mais rentáveis e centralizar as operações em seus principais hubs (Viracopos, Confins e Recife), levanta a preocupação de que Pato Branco possa ser a próxima a sofrer os impactos da crise. Embora a companhia ainda negocie um financiamento de US$ 1,6 bilhão para reestruturar sua dívida, a decisão de reduzir a frota em 1/3 e aumentar a ocupação média para 83% indica uma forte seletividade na escolha de suas rotas.

Diante do cenário, a importância do aeroporto de Pato Branco para a economia do Sudoeste do Paraná ganha ainda mais destaque. A cidade, que serve como um polo regional para negócios e serviços, depende da conectividade aérea para o escoamento da produção e a atração de investimentos.

Voos tiveram ocupação de 75% em 2024

De acordo com as informações disponíveis, a taxa de ocupação dos voos da Azul no Aeroporto de Pato Branco em 2024 foi alta.

  • De janeiro a maio de 2024, a taxa média de ocupação chegou a 75%.
  • Entre janeiro e novembro de 2024, essa taxa se manteve acima de 70%.

É importante notar que a Azul chegou a reduzir a frequência de voos semanais de seis para três em junho e julho de 2024 em Pato Branco, mas a decisão foi atribuída a um remanejamento de malha aérea comum no período de férias de inverno, e não à falta de demanda, já que a ocupação continuava elevada.

Não há dados oficiais e completos sobre a taxa de ocupação dos voos da Azul no Aeroporto de Pato Branco no primeiro semestre deste ano. As informações disponíveis até o momento são pontuais e lembramos a redução na frequência dos voos em janeiro de 2025, passando de cinco para três dias na semana, como uma prática recorrente da companhia aérea nesse período.

Lideranças empresariais destacam importância dos voos para o Sudoeste

Em entrevista, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Ivan Orlandini, ressaltou a relevância dos voos da Azul. "O milésimo voo é um marco importante, que mostra o sucesso e a demanda da nossa região. A Azul nos conecta com os grandes centros e possibilita o crescimento da nossa economia. O eventual encerramento dos voos seria um retrocesso gigantesco para o Sudoeste do Paraná, impactando diretamente o setor empresarial e o turismo. Precisamos da Azul em Pato Branco e a Azul precisa saber que estamos aqui para ela, é um relacionamento que fortalece a todos."

Apesar da comemoração do milésimo voo, a sombra da crise na Azul paira sobre a cidade, deixando a comunidade e o empresariado em alerta para os próximos passos da companhia aérea. O futuro dos voos em Pato Branco dependerá do sucesso do plano de reestruturação da Azul e da decisão da empresa sobre a rentabilidade das rotas regionais.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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