PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

IMPOSTO ÚNICO

segunda, 27 de junho de 2016

Deputado João Arruda lança em Pato Branco ideia da Frente Parlamentar pelo Imposto Único

O Deputado João Arruda (PMDB) esteve reunido com lideranças empresariais em Pato Branco para falar sobre a propalada reforma tributária, que já virou mito no país. Durante a conversa com os empresários o deputado federal lançou a ideia de criar a Frente Parlamentar pelo Imposto Único como uma forma de fazer o projeto “andar” no Congresso Nacional. “O Simples, e o Novo Simples, é o caminho para o Imposto único”, afirmou João Arruda.

Na verdade não existe ainda uma ação política organizada, e a sugestão do empresário Peterson Cantu e do presidente da Associação Empresarial de Pato Branco, Luis Antunes de criar uma Frente, talvez seja uma ação mais organizada para que se crie uma linha de pressão no congresso para avançar neste tema. “O que queremos é um jogo limpo entre o governo e a sociedade civil para estabelecer os avanços necessários no caminho do imposto único. O deputado falou também sobre a possibilidade de criar linhas de alíquotas especiais para as bebidas artesanais, como a cerveja e o vinho, que possuem produtores aqui no Sudoeste, como o caso da cerveja Insana, em Palmas e o espumante “RH” em Mariópolis. “Estamos falando de produtores artesanais que geram emprego e renda, como é o caso destes aqui da região, e que merecem incentivos para produzir mais e colocar a região no mapa das regiões industrializadas do país”. O empresário Peterson Cantu, presente no encontro afirmou que a classe empresarial e os trabalhadores aqueles que realmente produzem no país, não suportam mais a carga tributária imposta ao sistema produtivo nacional. “É precisa que a reforma tributária saia do papel e começa a se tornar realidade em nosso país, sob pena de inviabilizarmos o setor produtivo brasileiro”, afirmou o empresário.

Microempresas de crédito poderão ser legalizadas

Hoje proibida pela Lei da Usura o empréstimo através do sistema de microcrédito poderá ser legalizado no país através da formalização de um sistema que hoje existe no país e está na ilegalidade do que se considera “agiotagem”.  Legalizar a possibilidade de permitir que as pessoas que possuem recursos financeiros possam emprestar este dinheiro de forma legalizada poderá abrir as portas do microcrédito no país, na visão do deputado João Arruda. A ideia é bem vista no mercado, mas esbarra no lobby poderoso do sistema financeiro, que não vai gostar de mais um concorrente na praça.

Sócio Anjo poderá ser realidade

A figura do sócio investidor também proibido pela atual legislação tributária nacional poderá ser legalizada pela proposta do deputado João Arruda. “Trata-se da figura do Sócio Anjo, que é aquele empresário que tem o Capital Financeiro e que poderá aplicar em novos empreendimentos como sócio investidor”. Acreditamos que esta proposta vai permitir que muitos projetos de novos empreendedores possam encontrar o parceiro investidor no mercado e sair do papel. O presidente da Associação Empresarial de Pato Branco, Luis Antunes disse que estas propostas são urgentes e permitirão uma nova realidade para o setor produtivo brasileiro. Resta agora convencer o demais deputados e senadores para a importância destas propostas para o crescimento da economia neste momento de incertezas vivido pelo país.

?????qq?k?#

Fonte: Betto Rossatti

Galeria de Fotos