PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

FEIRÃO DO IMPOSTO 2014

segunda, 15 de setembro de 2014

FEIRÃO DO IMPOSTO MOBILIZA EMPRESÁRIOS EM PATO BRANCO

A 12ª edição do Feirão do Imposto ocorreu neste final de semana em mais de 100 cidades em 18 estados brasileiros. Em Pato Branco, o Feirão aconteceu na praça Getúlio Vargas neste sábado, com um ato simbólico as 09h00 em frente a Igreja Matriz São Pedro. Empresários, lideranças comunitárias e jornalistas participaram do ato para mostrar a sociedade a influência dos impostos no custo de vida dos brasileiros. Além de orientar e alertar a população sobre a alta carga tributária que incide em diversos produtos e serviços que integram o dia a dia do brasileiro, o Feirão do Imposto cobrou a aplicação efetiva e transparente dos tributos, a desoneração da educação e coletou assinaturas para o documento Assina Brasil, do Movimento Brasil Eficiente (MBE), que visa a simplificação tributária, eficiência e transparência dos gastos públicos.
Para conscientizar a população do peso da carga tributária brasileira, o Feirão mostrou produtos com e sem valor dos impostos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em serviços públicos, como é o caso da conta de água, o brasileiro paga 24,02% de impostos, enquanto na conta de luz o valor é bem mais alto, 48,28%. Já com a gasolina o valor em tributos chega a 53,03% e no gás de cozinha é de 34,04%. Nos itens de alimentação, a carga tributária pode chegar a 17,24% no arroz e feijão, 22,79% para o óleo de cozinha e 30,60% com açúcar. O presidente da Associação Empresarial, Fabrício Valenga, disse que a importância do ato é alertar a população para a violenta carga tributária imposta ao povo brasileiro.
Por um Educação de qualidade e sem tributos
O Brasil é ainda um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos ultrapassando os 37% nas mensalidades escolares. No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. Por exemplo: canetas têm tributos que somam 47,49%; agendas, apontadores e borrachas, 43,19%. Os dados também são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos