PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Aeroporto Regional

terça, 03 de março de 2020

Posição Associação Empresarial de Pato Branco sobre Aeroporto Regional

O TREM DO DESENVOLVIMENTO VAI PASSAR E NOS DEIXAR NA ESTAÇÃO

O início da operação do aeroporto em Pato Branco trouxe novo ânimo ao desenvolvimento da região sudoeste. A linha aérea, aspiração de décadas, significou economia de tempo e esforço nos deslocamentos até a capital, colocando o Sudoeste do Paraná no mapa aeroportuário brasileiro.  A Associação Empresarial de Pato Branco entende que a iniciativa de um novo aeroporto regional é louvável.

Demonstra a preocupação e visão de nossas lideranças em relação ao futuro. Entretanto, neste momento histórico do Sudoeste, é necessário o redirecionamento do foco de novos investimentos no setor. As obras de ampliação do aeroporto de Pato Branco já iniciadas, permitem ao Sudoeste do Paraná atingir os mesmos objetivos da justa bandeira do Aeroporto Regional, porém, com investimentos públicos significativamente menores.

Nosso país é carente de infraestrutura aeroportuária, ferroviária e rodoviária, matriz logística que precisa sincronia. Este momento é um divisor de águas para o Sudoeste do Paraná, que tem ainda sonhos importantes não realizados, lembrando o braço da Ferroeste, bandeira política utilizada por décadas no “garimpo” de votos de nossa gente.

O braço da Ferroeste impactaria na redução de custos para o escoamento da safra agrícola regional e de produtos industrializados. Esta bandeira de investimento sim, deveria ser abraçada com vigor pelas lideranças políticas regionais, pois traria importantes benefícios para a indústria e para o agronegócio regional.

Em mais de três décadas de “discursos” inflamados, o famigerado braço da Ferroeste continua no abstracionismo literário dos discursos políticos bem elaborados, que são como o canto das sereias.

Conclamamos a sociedade civil organizada e suas lideranças para despirem-se de vaidades pessoais, e empunharem a bandeira real do desenvolvimento sócio econômico regional, de forma uniforme, impulsionando os municípios do Sudoeste do Paraná para o progresso.

Isto só poderá ocorrer com o foco em realidades concretas, como a PR 280 já com projetos finalizados e a perspectiva de licitação das obras. Mas para isso, é preciso exercer pressão para torná-la realidade. Este, na visão de nossa entidade empresarial, deve ser o principal foco de nossos representantes políticos.

Entendemos que essas duas frentes de trabalho devem ser executadas em conjunto na região Sudoeste, unindo empresários, gestores públicos e nossos representantes políticos.

A infraestrutura logística é fundamental para a competitividade das nossas empresas e, portanto, para o desenvolvimento da região. Obviamente, não se resume ao modal aeroportuário, esteja ele em Pato Branco ou em qualquer outro município do Sudoeste.

Perder o foco e municiar discursos políticos que sabemos ser abstratos para as próximas décadas, como nossa história já testemunhou no capítulo “Ferroeste”, colocará novamente o Sudoeste como massa de manobra política, ENQUANTO O TREM DO DESENVOLVIMENTO PASSA PELA ESTAÇÃO e nos deixa no passado.

Desprovidos de qualquer outra pretensão que não a defesa dos interesses legítimos do Sudoeste do Paraná, a Associação Empresarial de Pato Branco lança este manifesto apenas com o intuito de promover uma reflexão sobre o papel que devemos exercer neste momento histórico, em que temos deveres objetivos com o futuro de nossas famílias, que escolheram o Sudoeste do Paraná como Lar.

Associação Empresarial de Pato Branco

CONTATO PARA ENTREVISTA EZAUL ZILLMER

FONE  46 9 8801-2312

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos