PROGRAMA
EMPREENDER

CLUBE DE
VANTAGENS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

O inverno e o Sono

quarta, 29 de junho de 2022

ACIAP Mulher

Por que sentimos mais sono no inverno?

No próximo dia 21 de junho se inicia o inverno em nosso hemisfério. Estação perfeita para aqueles que gostam de um clima mais frio!

Você já deve ter percebido que durante esse período nosso corpo muda, fica mais preguiçoso. Totalmente ao contrário do verão, época do ano em que nos sentimos mais ativos e propensos a ficarmos acordados por mais tempo. Mas por que sentimos mais sono no inverno?

O ciclo sono-vigília, que regula o tempo em que dormimos, tem influência direta da luz do sol e, no inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, o que faz com que tenhamos mais sono.

Isso acontece porque a melatonina, hormônio que regula o sono, é produzida durante o período da noite. Como no inverno o dia termina mais cedo, há um aumento na produção da melatonina e, consequentemente, do sono. Algumas pessoas que apresentam dificuldade de início de sono podem sentir um leve benefício pela influência da diminuição da luz e a liberação da melatonina neste período do ano.

Entretanto, mesmo produzindo uma maior quantidade de melatonina, o nosso corpo se renova com a mesma quantidade de horas de qualquer outra estação do ano, apesar de ficarmos mais sonolentos, ou seja, você não precisa dormir mais no inverno!

Ademais, é fundamental que mesmo nessa época do ano seja mantida a rotina do sono, e o primeiro passo é não alterar os horários para dormir e acordar. Dormir no mesmo horário traz uma rotina ao nosso corpo e ao nosso relógio biológico, que é benéfica para a qualidade do sono. Outro ponto fundamental é a diminuição de estímulos duas horas antes do horário habitual de ir para cama. Esta estratégia de desconectar-se das redes, celulares e dos problemas da vida moderna melhora em muito a qualidade do seu sono.

Manter uma vida saudável com alimentação balanceada, evitando a obesidade e o abuso de álcool também colabora para dormirmos com qualidade. E é claro que mesmo estando frio precisamos praticar atividades físicas de forma regular, preferencialmente no período da manhã.

Espero que esse artigo o tenha ajudado a entender melhor sobre o seu sono durante os dias mais frios do ano e as respostas do seu corpo, podendo lidar melhor com a sonolência! Mas lembre-se, antes de quantidade vem a qualidade do seu sono! Dormir bem faz toda a diferença!

 


Artigo escrito por:

Tatiane Muncinelli Moleta
ACIAP Mulher
Bella Vita - Qualidade de Vida

Colchões e Acessórios

 

Fonte: ACIAP - Associação Empresarial de São José dos Pinhais

Galeria de Fotos