Golpe
quarta, 05 de fevereiro de 2020
ASCOAGRIN ALERTA SOBRE E-MAILS FALSOS QUE ESTÃO SENDO ENVIADOS
Na dúvida, não abra nenhum link enviado por e-mail
Recentemente, a Associação Comercial a Fronteira – Ascoagrin, recebeu um e-mail cujo remetente constava como sendo o Ministério Público Federal – MPF.
O conteúdo tratava sobre a abertura de um suposto Procedimento Investigatório Criminal – PIC.
Na verdade, se tratava de um e-mail falso, enviado por golpistas, que visam intimidar os destinatários com informações inverídicas, visando a coleta de dados, bem como que sejam abertos link’s contendo vírus para roubo de informações.
Ao clicar no link constante no e-mail, aplicativos podem se instalar no seu computador, tablete, celular, etc., para roubo de dados e informações.
Segundo o vice coordenador do Núcleo Jurídico da Ascoagrin, o advogado Vinícius Ratti, o MPF já chegou a emitir um alegar oficial sobre o envio de e-mails em nome da instituição, conforme texto abaixo:
O Ministério Público Federal (MPF) informa que não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório. Caso você receba alguma mensagem em nome da instituição com o pedido de dados pessoais ou com a indicação de link de acesso, pode se tratar de fraude eletrônica.
Os e-mails falsos enviados em nome da instituição devem ser desconsiderados e apagados.
A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que tais mensagens sejam deletadas sem que sejam abertas. O usuário não deve, em hipótese alguma, clicar em links, fornecer senhas e outras informações pessoais ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem.
Você somente receberá e-mail do MPF se tiver registrado denúncia ou solicitação na Ouvidoria ou na Sala de Atendimento ao Cidadão e tiver fornecido um e-mail para receber a resposta.
O comunicado do MPF está disponível no endereço: http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-alerta-sobre-e-mails-falsos-enviados-em-nome-da-instituicao
“A Ascoagrin, através do Núcleo Jurídico, destaca que os e-mails podem conter vírus ou direcionar a sites para roubo de informações e devem ser excluídos imediatamente de sua caixa de e-mails. Na dúvida, não abra nenhum link enviado por e-mail e busque formas alternativas de contato com o remetente do e-mail para verificar a sua autenticidade”, afirmou Vinícius Ratti.
Galeria de Fotos