Associativismo
sexta, 30 de outubro de 2020
ASCOAGRIN REALIZA REUNIÃO DE DIRETORIA PARA TRATAR DE ASSUNTOS DA ASSOCIAÇÃO
O Programa de Certificação em Gestão Faciap foi um dos assuntos da pauta do encontro
A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou reunião de diretoria, na tarde desta quarta-feira, 28 de outubro.
A reunião foi presencial, cumprindo todos os procedimentos preventivos quanto à pandemia do novo coronavírus.
A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, iniciou o encontro dando boas vindas aos presentes e encaminhado os assuntos da pauta.
Ela apresentou o novo estagiário da Associação, Vitor Henrique Girardi Gayardo, viabilizado através de convênio como o Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
Um dos assuntos mais debatidos na reunião foi o andamento do Programa de Certificação em Gestão Faciap – PCGF,
A secretária executiva da Ascoagrin, Andressa Stamm, e a Analista Administrativa Financeira, Mari Bugança, apresentaram o andamento do processo de parametrização do trabalho em conformidade com as exigências da certificação.
As pastas trabalhadas são as de Recursos Humanos, Finanças, Processos Internos, Benefícios/Serviços, Cultura Associativa, Clientes e Desenvolvimento local.
Outro tema tratado disse respeito a motocicleta Honda Biz, de propriedade da Ascoagrin.
Ficou definido que a moto será vendida.
A criação de um Núcleo Setorial de Cultura também ocupou boa parte das discussões.
Ficou acordado que será feita a tentativa de criação de um núcleo do Programa Empreender, envolvendo profissionais deste setor, que foi o que mais sofreu com a pandemia.
O intuito é auxiliar na recuperação de profissionais como músicos, DJ’s, promotores de eventos, entre outros.
Para isto, a Ascoagrin irá formalizar um contrato, no qual estes profissionais possam participar do núcleo, pelo período de seis meses, sem a necessidade do pagamento de mensalidades.
No entanto, será estipulada cláusula de reciprocidade, que preveja o ressarcimento de parte do investimento para mantê-los associados, sem a cobrança da mensalidade.
O ressarcimento poderá ser feito através de porcentagem revertida à Associação, de algum evento do núcleo, ou algum outro modo que será discutido com estes profissionais.
Sobre o debate de candidatos a prefeito dos municípios do CIF, a presidente Raquel reforçou o convite para que todos os diretores possam curtir, compartilhar e comentar na página do Facebook da Rádio Fronteira, durante a transmissão ao vivo do debate.
O debate acontecerá nos seguintes dias:
Dia 30 de outubro, às 20h30, candidatos de Bom Jesus do Sul.
Dia 4 de novembro, às 20h30, candidatos de Dionísio Cerqueira.
Dia 6 de novembro, às 20h30, candidatos de Barracão.
Na sequência, foi dada a palavra livre aos participantes e foram abordados os seguintes assuntos:
Jean Eduardo Lunkes Schwab Fin informou que os dados do Observatório da Fronteira (estudo realizado através do programa Fronteiras Cooperativas, com compilado de dados sobre oportunidades de negócios na região da fronteira), estão salvos e deverão voltar à guarda da Ascoagrin.
A intenção é que o acesso ao observatório seja feito através do site da Ascoagrin.
Vanda Schmidt Pretto pediu auxílio aos diretores para trazer mais associados, para que as mensalidades consigam cobrir nossos custos fixos.
Raquel Schwab solicitou que para as reuniões de diretoria, os diretores convidem empresários associados, para que a Ascoagrin possa atrair novas lideranças, e que os associados também possam conhecer melhor o trabalho realizado pela nossa entidade.
Marcos Voltolini informou sobre a posse da nova diretoria da CACISPAR.
A entidade será presida por Paulo Bueno, que foi presidente da Associação Empresarial de Realeza – ACIAR.
A chapa conta com a participação da presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, como vice-presidente para Região da Fronteira, e do diretor Marcos Voltolini, como vice-presidente para Assuntos do Comércio Exterior.
Ainda sobre a pauta da reunião da Cacispar, Marcos informou que foi abordado o tema Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709), aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto deste ano.
A legislação afeta diferentes setores e serviços, aos indivíduos, empresas e governos.
Ele também informou sobre o 26º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, marcado para os dias 20 e 21 de novembro.
Galeria de Fotos