Notícia

Evolução

terça, 13 de março de 2018
FRIGORIFICO SÃO JOSÉ RECEBE CERTIFICAÇÃO NACIONAL DO SISBI

A partir de agora, o frigorífico poderá comercializar seus produtos em todo o Brasil

 

Depois de um logo período de investimentos, adequações e muito trabalho, o Frigorífico São José, de Barracão, recebeu, oficialmente, na manhã de sexta-feira passada, o selo de certificação do SISBI - Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária/Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

A certificação foi trabalhada pelo Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local – CONSAD, que integra municípios do Sudoeste do Paraná, do Oeste de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul, cujo presidente é o prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná.

Com essa certificação, o frigorífico, da Família Valiatti, que também é proprietária do Supermercado São José, poderá comercializar seus produtos em todo o território Brasileiro.

 

PRESENÇAS

A mesa de honra da solenidade de certificação foi composta pelo prefeito de Barracão e presidente do CONSAD, Marco Aurélio Zandoná; vice-prefeito, Erondi Faé; vice-presidente do CONSAD e prefeito de Tunápolis, Renato Paulatta; o empresário, Joselitto Valiatti; a matriarca da família, Ires Valiatti; o responsável pelo frigorífico, Marcelo Farias Valiatti; o responsável pela Fazenda São José, Henrique Farias Valiatti; o secretário de Agricultura de Barracão, Ari Dickel; a responsável pela Vigilância Sanitária no município, veterinária Mônica Lima dos Santos; e a coordenadora do CONSAD, veterinária Carla Sandri.

Também participara do evento, o prefeito, Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira; prefeito em exercício de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola; a vice prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; prefeitos de vários municípios da região, como de Marmeleiro, Descanso, Bandeirante e Santa Helena, entre outros; representantes dos Executivos de Santo Antonio do Sudoeste, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Chopinzinho e Salgado Filho, entre outros; pecuaristas da região; empresários e lideranças.

 

PRONUNCIAMENTOS

A matriarca da família, Ires Valiatti, muito emocionada, falou sobre o início das atividades, lembrou de seu esposo, José Valiatti, já falecido, e toda a evolução para chegar a esse momento.

“Foram muitos anos de trabalho, superação e persistência. Agradeço a todos que se dedicaram nesses anos todos, os nossos funcionários, a minha família e as equipes técnicas”.

O responsável pelo frigorífico, Marcelo Farias Valiatti, destacou todo o processo para a certificação do frigorífico, o treinamento da equipe de funcionário as adaptações e os investimentos feitos.

“Agora vamos expandir o abate, bem como as opções de comercialização. Estamos abate bovinos, inclusive novilhos confinados, suínos e ovinos. Temos qualidade, bons produtos e certificação e agora vamos trabalhar para levar essa produção para todo o Brasil”.

O vice-prefeito de Barracão, Erondi Faé, firmou que a certificação marca um momento histórico para Barracão.

“Essa certificação e a comercialização em todo o Brasil implicam em ampliação da produção e em crescimento econômico, com fortalecimento de toda a cadeia produtiva. Barracão está de parabéns e a região está de parabéns”.

O empresário, Joselito Valiatti, afirmou que seu discurso se resume em gratidão, enaltecendo o esforço da família, que no ano de 1090 resolveu abrir um açougue no mercado, e em 1990 adquiriu a estrutura onde hoje está o frigorífico.

“Fomos evoluindo em todos esses anos e hoje, muito mais importante que a certificação da produção, é a certificação da ética e do trabalho, valores que sempre foram a base para a Família Valiatti”.

Joselito agradeceu a todos que se empenharam para que a certificação acontecesse, desde os funcionários do frigorífico, seus familiares, o CONSAD e o prefeito Marco Zandoná.

“O mérito é de todos, porque todos fizeram a certificação acontecer”.

O prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, afirmou que o Frigorífica São José está fazendo Barracão ser ainda melhor, mais forte e competitivo.

“Agradeço à Família Valiatti, que sempre acreditou e investiu em Barracão, cumprindo um legado de empreendedorismo do saudoso José Valiatti. Poder vislumbrar a importância dessa certificação para a empresa, e para o município, nos faz ver o quanto valeu a pena o esforço da família, da administração barraconense e do CONSAD. Não se trata apenas de uma agroindústria certificada pelo SISBI. Se trata de mais trabalho, crescimento econômico, qualidade, produtos com certificação de origem, mais sustentabilidade para a cadeia produtiva, mais saúde, pelo consume de produtos de qualidade, e uma série de outros benefícios, pelos quais somos gratos à Família Valiatti”, concluiu Zandoná.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto