Projetos e Ações

Ação - JANTAR TÍPICO ALEMÃO

Foi no dia seis de abril de 1987 que a diretoria da Acinsar, então presidida por Plínio Schütz, decidiu servir pela primeira vez o Jantar Típico Alemão. A idéia surgiu devido promoções semelhantes, realizadas no município vizinho de Marechal Cândido Rondon.

Com o auxílio de amigos rondonenses, nos preparativos do prato principal, o Jantar Típico Alemão - Eisbein (Joelho de Porco) foi servido no dia 20 de abril de 1987, no Rancho Sinuelo (atual pavilhão da Comunidade Católica), em comemoração ao 11º aniversário de Nova Santa Rosa. Na oportunidade, foram apresentadas ao público presente as candidatas à Garota Jóia do Oeste.

No ano seguinte, a senhora Mara Boufleur (esposa do então presidente da Acinsar, Silvério Boufleur) se interessou pelo prato e passou a preparar o Eisbein. Desde então, o Jantar Típico Alemão segue o tempero da cozinheira, sendo servido no Pavilhão da Comunidade Evangélica.

O Eisbein é um prato típico alemão muito apreciado pela comunidade local e regional. Em média, 400 pessoas prestigiam o jantar todos os anos. Durante a programação, os imigrantes alemães são lembrados através de apresentações e danças folclóricas.

Uma curiosidade é que em 2010, o jantar foi servido, novamente, no pavilhão da Comunidade Católica para um número recorde de pessoas. Cerca de 600 jantares foram servidos, na noite do dia 16 de abril, em comemoração aos 34 anos de Nova Santa Rosa.

Ação - FESTA DO FRANGO/ EXPOSIÇÃO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

A Festa do Frango em Nova Santa Rosa foi realizada pela primeira vez em abril de 1988, acompanhando as comemorações do 12º aniversário do município.

Motivados pelo surgimento de festas típicas na região e com base na realidade econômica da cidade a administração municipal, em conjunto com demais entidades, decidiu que o prato típico servido, durante as festividades, seria o frango.

Como não existia parque de exposições a primeira Festa do Frango foi realizada na Praça da Bíblia, no centro da cidade. Conforme o prefeito municipal da época, Elio Migliorança, o almoço foi servido no pavilhão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e os stands das empresas foram montados em barracas, instaladas nas ruas ao redor da praça.

Junto com as festividades foi realizada a primeira exposição de animais, num terreno vazio, onde atualmente está o prédio da Acinsar.

O sucesso da festa deixou os empresários e o então presidente da Associação Comercial, Plínio Schütz, satisfeitos. Isso fez com que ela se tornasse anual. Posteriormente, as festividades passaram a ser realizadas a cada dois anos.

Para diversificar a Festa do Frango e possibilitar demais atrativos a Comissão Organizadora, no ano 2000, presidida pelo então secretário de Administração, Sérgio Maccari, decidiu realizar o 1º Concurso do Frango Desossado e Recheado.

EXPOROSA/ EXPOFEIRA

Realizada no município há mais de 20 anos, a Exposição da Indústria e Comércio ressalta o que é produzido pelas indústrias e a força do comércio local. Uma forma de mostrar que, além do setor agrícola, o município possui indústrias que levam o nome de Nova Santa Rosa para outros estados e um comércio dinâmico pronto a atender os seus clientes.

Para inovar, no ano de 2008, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acinsar) decidiu lançar a 1ª Expofeira considerando que, além da exposição, ocorre a comercialização de produtos.

No dia 29 de abril de 2012, o município de Nova Santa Rosa irá comemorar seu 36º Aniversário de emancipação político-administrativa. Juntamente com as festividades será realizada:

18ª Festa do Frango
16ª ExpoRosa
8ª Edição da Miss Nova Santa Rosa
3ª ExpoFeira
Festival do Frango Desossado e Recheado