Notícia

Trabalho e Negócios

terça, 10 de abril de 2018
Estresse no trabalho: veja dicas para manter o controle

O estresse é um mecanismo físico arcaico que serve para que o ser humano reaja a situações de perigo e pressão. Ao nos depararmos em uma situação desta o corpo libera dois hormônios que são chamados de adrenalina e o cortisol. A Adrenalina é a responsável por nos dar força e energia para que o ser humano lute ou fuja de uma situação de risco. 

Por isso, o estresse também pode ser uma ferramenta, um fator que impulsiona o indivíduo. Já a supersecreção de cortisol, ou a exposição do organismo ao longo do tempo, pode ser prejudicial. “Ele causa um envenenamento esteroide suprimindo o sistema imunológico e destrói as células cerebrais responsáveis pela memória e consequentemente afetando os processos de aprendizagem”, afirma Adriana Vicco, psicológa e coach de carreira.

Os sintomas mais comuns apresentados por uma pessoa que vive uma situação de estresse são distúrbios do sono, irritação excessiva, angústia, fadiga durante o dia, vontade de sumir, medo, falta de ar e depressão. Adriana olha para o cenário atual com certa preocupação. “Encontramos muitas pessoas até deprimidas por causa do trabalho e que projetam a tristeza por toda parte no corpo. A produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o ciclo de sono é alterado e prejudica a imunidade corporal,” diz.

Adriana afirma que é fundamental que o estresse seja controlado com medidas simples, mas que podem ser de grande diferença para a “saúde” de todo o ambiente corporativo. Uma delas é tentar perceber quais são as circunstâncias que desencadeiam a reação mais explosiva do indivíduo.


Dicas para tentar evitar o estresse 

  • Refletir sobre qual a importância deste fato dentro de 1 ano;
  • Delegar sempre que possível. Esta é uma forma de eliminar parte da carga;
  • Treinar uma equipe para depender o mínimo de você;
  • Criar momentos para recarregar a bateria longe do trabalho. Sejam momentos com familiares, amigos ou mesmo um tempo sozinho;
  • Após cada situação de estresse, vale visualizar o que foi aprendido e a forma de agir diferente;
  • Faça pequenas pausas durante o dia: É importante que ao longo do dia, principalmente no trabalho, ter momentos de pausa e descanso. Nesses momentos levante da cadeira, estique as pernas ou espreguice-se; dê uma pequena caminhada; beba água. “Mesmo em momentos de muito trabalho, saia para almoçar e não coma na mesa de trabalho”, sugere Bianca. A pausa é um momento para a mente relaxar e não pensar nas preocupações do trabalho, por isso fuja do computador sempre que possível;
  • Seja organizado: Manter a área de trabalho organizada é fundamental para as tarefas do dia a dia, bem como ter uma agenda para anotar os compromissos e prioridades do dia e descartar papeis antigos. “A organização até na hora de comer faz o dia ser menos estressante. Procure sempre planejar suas refeições no dia anterior, principalmente os lanches da manhã e tarde”, explica Bianca;
  • Atividade física: Além de aliviar, praticar atividade física também é uma excelente maneira de prevenir o estresse, pois permite uma maior conexão entre o corpo e mente. Não ter uma vida saudável é um dos principais causadores do estresse, já que toda a preocupação fica acumulada no corpo e não há essa liberação;
  • Alimentação equilibrada: Junto com o exercício físico, a alimentação balanceada é uma excelente forma de controlar o estresse, evitando que ele volte a aparecer. Tenha sempre frutas e vegetais no seu dia, inclua cereais integrais, hidrata-se e faça pausas ao longo do dia para se alimentar;
  • Beba mais chá: Uma pausa diária no dia para o consumo de bebidas quentes, como o chá pode proporcionar um relaxamento do corpo e mente. “O consumo de duas a três xícaras de chá preto ajuda a melhorar a capacidade de concentração e também pode aumentar a sensação de alerta sem deixar pilhado. Isso acontece pela junção única de cafeína e teanina presentes no chá preto, que ainda proporciona um efeito de alerta, mas com relaxamento”, explica Bianca. As infusões, como de camomila, frutas vermelhas e mesmo hortelã são boas opções para manter a hidratação do corpo. “Não existem dados científicos que comprovem, mas o senso comum garante o bem-estar e relaxamento causado pelo chá de camomila, além de ser uma bebida que traz sensação de conforto”, completa;
  • Ambiente confortável: Trabalhar e viver em ambientes simples, organizados, limpos e tranquilos, ao invés de cenários caóticos e repletos de distrações desagradáveis, é mais uma fórmula eficaz para uma existência livre de estresse.
Fonte: Bem Paraná