Notícia

CACINPAR

sexta, 26 de janeiro de 2018
Paranavaí poderá voltar ser a sede da Cacinpar

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinpar) poderá voltar a Paranavaí. A proposta será debatida e votada na próxima reunião da entidade, no dia 6 de fevereiro, em Nova Londrina.

 

Foi o que ficou acertado em reunião realizada esta semana entre o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Maurício Gehlen, que estava acompanhado do vice-presidente para assuntos federativos Rui Nunes, com a diretoria da Cacinpar, Altair Van Dal (presidente), Ricardo Bertochio Gimenes (vice-presidente) e Dazio Oliveira Gomes (tesoureiro). Os diretores da Coordenadoria pediram a conversa com Gehlen para tratar do retorno da ACIAP à entidade, que, apesar de formalmente fazer parte estava afastada da entidade.

 

No seu pronunciamento de posse, no último dia 12, Gehlen, havia assumido o compromisso de “resgatar a representatividade de nossa entidade, seja a nível municipal, estadual e federal, queremos voltar a ser a melhor Associação Comercial do Paraná, como fomos em 2005. Vamos retomar nossos lugares na FACIAP e na Cacinpar. Vamos mostrar o quanto somos fortes”.

 

Por isso, a proposta de retorno foi aceita de imediato. Inclusive, antes mesmo de sua posse, Gehlen já havia participado de duas reuniões da Coordenadoria.

 

Ricardo Gimenes fez um relato das atividades em desenvolvimento da Cacinpar, bem como da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Paranavaí (FACIAP), onde a coordenadoria tem assento e onde há reuniões mensais. Gimenes contou que as entidades vêm trabalhando fortemente neste momento em campanhas que visam valorizar o voto e de busca de compromissos dos futuros candidatos.

 

Neste sentindo, a Cacinpar, assim como as outras coordenadorias, terá que apresentar na próxima reunião da Federação uma relação com dez demandas da categoria, a metade delas com interesse regional e a outra metade de interesse estadual. “É a oportunidade que temos para mostrar que a nossa região não é o fim da linha, mas o portal de entrada do Estado. É por aqui que passam aas riquezas em direção ao Porto de Paranaguá”, comentou Gimenes.

 

GOVERNO E BANCO DE DADOS - Atualmente no Paraná existem, dois serviços de informações para proteção ao crédito, o que é chamado popularmente de Seproc. A intenção é padronizar os serviços em todas as associações comerciais da região que fazem parte da Cacinpar (13 ACEs) optando pelo mesmo banco de dados. Isto traria vantagens para as associações e para os comerciantes que utilizam dos serviços.

 

No encontro ficou definido, ainda, que o vice para assuntos federativos da ACIAP, Rui Nunes, vai representar a Cacinpar no Comitê de Relações Governamentais do Sistema FACIAP. É este comitê que acompanha as ações governamentais de interesse direto dos empresários, como as alterações do ICMS.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aciap