Notícia

Talk show sobre saúde pública é realizado em São José dos Pinhais.

quarta, 16 de maio de 2018
Claudemir Gibrim, presidente da ACIAP, participa do talk show que tem como objetivo a saúde como influência no desenvolvimento econômico municipal.

A Saúde Como Agente de Desenvolvimento Econômico e Regional foi o tema abordado neste talk show que faz parte do 1º Laboratório Regional de Saúde. Um bate papo que contou com a participação a participação do poder executivo, legislativo, sociedade civil organizada e convidados. O objetivo é proporcionar uma ampla discussão sobre a regionalização do atendimento em saúde e sua influência no processo de desenvolvimento econômico. No período da a tarde, foi realizada uma visita técnica nas unidade de saúde do Município.

Entre os participantes, o talk show contou com a participação do médico e pesquisador italiano, Ardigo Martino, palestrante com vivência internacional e vasta experiência em saúde comunitária e regionalização destes sistemas. “Essa troca de experiências é muito importante para o mundo globalizado em que vivemos. É necessário entender que ficar apenas em um lugar os problemas não serão entendidos. É uma obrigação da saúde pública estar aprendendo sobre os problemas e juntar forças com a comunidade, criando uma resposta adequada para os problemas emergentes que a globalização traz”, conta Martino.

Martino também destaca que problemas globalizados vão além do aquecimento global. “Envelhecimento e aumento das doenças crônicas é um problema globalizado e por meio dessas trocas de experiência é possível aprender um com o outro. Em tese, o SUS é, nesse momento histórico, o melhor sistema de saúde pública do mundo”, disse.

Claudemir Gibrim, presidente da Aciap, participou do talk show e comentou da importância destes eventos e da necessidade do poder público realizar missões nacionais e internacionais com o intuito de melhorar a gestão e atender as necessidades da comunidade sem desperdiçar tempo e dinheiro, além de identificar o grande potencial empresarial que São José dos Pinhais possui. "Esperamos contribuir para o desenvolvimento do município em todas as áreas e a saúde da nossa comunidade não pode ficar de lado, por isso entendemos que o Conselho de Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais, o SJProspera, é fundamental para o município e conta com o nosso total apoio" conclui Gibrim. 

Segundo Giovani de Souza, secretário de Saúde de São José dos Pinhais, o evento é de extrema relevância. “Nós estamos discutindo a saúde como um todo, não só o conceito de doença e tendo como conduta entender o paciente como um todo. O objetivo é fazer saúde focada em resultados, com um olhar diferenciado e mais amplo do profissional de saúde, para tentar entender a situação em que determinado paciente se encontra, fazendo com o serviço de saúde pública tenha a resolutividade esperada”, explica.

O  1º Laboratório Regional de Saúde é organizado pela  Prefeitura de São José dos Pinhais por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, contando com apoio do Conselho de Desenvolvimento do  Município, o SJProspera; que envolve membros do executivo, da Câmara Municipal de Vereadores, da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais - ACIAP e do SEBRAE/PR.

Na quinta-feira, 17 de maio, será realizado o 1º Laboratório Regional de Saúde. O evento é destinado à membros do poder executivo, legislativo, judiciário, sociedade civil organizada, servidores públicos municipais da área de saúde e membros do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná.

Fonte: ACIAP - Associação Empresarial de São José dos Pinhais.