Notícia

Faciap Entrega Certificações

segunda, 12 de março de 2018
Faciap entrega certificações a coordenadorias e associações no próximo dia 14

As coordenadorias que participaram do Programa de Certificação em Gestão, executado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – Faciap, junto com o SEBRAE/PR , recebem as certificações em uma solenidade marcada para o próximo dia 14. O programa foi criado para alavancar o desempenho organizacional das entidades, melhorando processos e implantando ferramentas de boas práticas de gestão. “O objetivo é tornar as entidades sustentáveis e gerar valor para seus associados e para a comunidade em que a coordenadoria e a associação estão inseridas”, explica Márcio Vieira, superintendente da Faciap.

Para isso, foram trabalhadas várias áreas dentro das entidades: pessoas; processos internos; finanças; clientes; cultura associativa; desenvolvimento local; e serviços. As coordenadorias e associações eram pontuadas segundo o desempenho alcançado. A soma dos pontos resultou na conquista de uma das três certificações, que são ouro, prata e bronze.

“Mais importante do que o próprio certificado é que presidentes, diretores e executivos se conscientizem sobre a oportunidade que este projeto oferece para que as entidades recebam uma consultoria em gestão que pode ser determinante para que elas cresçam e também contribuam para mudar a realidade de seu território”, afirma Fernanda Monteiro, coordenadora operacional do Empreender.

Para Lourival Macedo, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), o programa de certificação foi uma oportunidade para a entidade. “Pudemos padronizar diversos processos de gestão da entidade, o que colabora com a tomada de decisões de forma mais eficiente e assertiva”, disse ele.

O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (Cacicopar), Marco Borges, relembrou que o trabalho começou em 2016, com a capacitação de presidentes no curso Líder Associativista, promovido pela UniFaciap. “Foi muito importante participarmos e será um grande desafio manter e melhorar o programa. A boa gestão da coordenadoria irá refletir em um atendimento de melhor qualidade para nossas associações”, afirmou ele.

Para o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, fortalecer cada vez mais as associações comerciais, principalmente as menores, é fundamental para mudar a realidade do Estado. “Essas entidades tem força nas cidades em que estão, ainda que não tenham uma grande estrutura. É o único porto seguro do setor produtivo daquela região. Por isso, elas precisam ser fortalecidas, inclusive financeiramente”.

As coordenadorias e associações que participaram foram:

CACENORPI

-  Ibaiti / Joaquim Távora / Pinhalão / Wenceslau Braz

CACERCOPAR

-Araruna /  Mamborê / Quinta do Sol /

CACESUL

-  Imbituva / Prudentópolis /  São Mateus do Sul / União da Vitória

CACILESTE

 Campina Grande Sul e Quatro Barras / Guaratuba / Matinhos / Pontal do Paraná / Tijucas do Sul

CACICOPAR

- Foz do Jordão / Palmital / Pinhão / Pitanga 

CACICPAR

- Arapoti / Reserva / Sengés 

CACIER

- Altônia / Iporã / Pérola / Tapejara

CACINOR

- Astorga / Ivaiporã / Rondon / São João do Ivaí

CACINP

- Cambé / Faxinal / Jaguapitã 

CACINPAR

Alto Paraná / Nova Londrina / Paraíso do Norte

CACIOPAR

- Entre Rios do Oeste / Itaipulândia / Mercedes / Missal / Pato Bragado / Terra Roxa   

CACISPAR

- Itapejara do Oeste / Realeza / Renascença  / Planalto / Saudade do Iguaçu / São Jorge do Oeste /

 

A entrega da certificação será nesta quarta (14), às 17h, no auditório do SEBRAE-PR, na Rua Caeté, 150, no Prado Velho, em Curitiba.

Fonte: Assessoria FACIAP