Notícia

Economia

sexta, 02 de março de 2018
Recuperaçãodo PIB é importante, afirma presidente da FIEP

Opinião é do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que cobra reformas e medidas que melhorem o ambiente para investimentos produtivos no país

O crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE, é um importante sinal de recuperação da economia brasileira. Porém, ainda há muito a ser feito para que o país alcance crescimento sustentado em longo prazo. A opinião é do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo.

“O desempenho do PIB mostra que, no ano passado, o país superou o pior da crise e vai gradativamente recuperando a atividade econômica”, afirma. “Mas esse resultado ainda foi muito baseado nas quedas dos juros e da inflação, que possibilitaram principalmente a recuperação do consumo. Ainda temos um índice de desemprego bastante elevado e o ritmo de retomada dos investimentos produtivos é lento, fatores que geram alguma incerteza em relação a um crescimento mais consistente nos próximos anos”, acrescenta.

Para o presidente da Fiep, o caminho para eliminar essa incerteza é a melhoria no ambiente de negócios do Brasil. “O país precisa seguir encarando com seriedade uma série de reformas estruturantes para que tenhamos um ambiente mais favorável aos investimentos e à geração de emprego e renda”, diz Campagnolo. “É necessário, assim que possível, voltar à questão da Previdência, essencial para equilibrar as contas públicas e dar estabilidade à economia. Além disso, é preciso aprimorar nosso sistema tributário, reduzir a burocracia e adotar outras medidas que estimulem o empreendedorismo, o que refletirá em um desempenho melhor do PIB em longo prazo”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa